Política Estadual de Museus é debatida em Santos

Créditos: Divulgação

A Polícia Estadual de Museus foi o tema debatido nessa quinta-feira (17), no Sesc Santos. A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e o objetivo é encontrar novas medidas para a preservação e investimentos nos museus pelo estado.

O encontro promoveu a reunião de profissionais do campo museal e da cultura, assim como estudantes, pesquisadores, educadores e interessados em políticas públicas e programas para museus. A proposta dos encontros foi apresentar as ideias que integram a minuta e reunir as sugestões da sociedade civil.

O evento teve a apresentação das características gerais das políticas públicas e culturais no Brasil, bem como seus marcos históricos, normativos e institucionais, a partir dos conteúdos trabalhados na formação virtual.

Também aconteceu a proposta da Política Estadual de Museus de São Paulo, aberta para discussões sobre os eixos programáticos definidos e as diretrizes iniciais são Fortalecimento do Campo Museal, Gestão e Sustentabilidade em Museus, Educação, Comunicação e Acesso aos Museus, Preservação do Patrimônio Museológico, Formação e Valorização de Pessoas, além de Estruturas Física e Tecnológica.

A expectativa é compartilhar o resultado no Encontro Paulista de Museus de 2024. “Realizar os encontros de forma capilar por todo território paulista é uma oportunidade de identificarmos as diferentes demandas com os agentes do campo museológico para a pactuação de uma agenda pública para todos os museus em São Paulo”, conta Renata Cittadin, diretora técnica do SISEM-SP.

“Além disso, vai retomar um contato direto com gestores e trabalhadores dos museus. É um momento muito simbólico para o campo museológico em São Paulo. Temos um documento pára valorizar e implantar novas condutas. São 683 museus distribuídos pelo estado e o nosso objetivo é discutir novas ações e investimentos para os próximos 10 anos”, observa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS