Quem estava passando pela Ponta da Praia, em Santos, na tarde desta segunda-feira (21) teve uma linda surpresa. Duas baleias da espécie franca-austral (Eubalaena australis) deram um verdadeiro show pela costa. Os animais apareceram por volta de 15h, no canal do Porto de Santos, momento em que voltavam para o alto-mar. (veja o vídeo acima)
A Polícia Militar Ambiental (PMA) informou que os animais eram uma fêmea adulta e o filhote dela. Foram realizadas operações para leva-los ao alto-mar, que duraram até às 18h40.
Segundo a PMA, os animais estavam saudáveis e nadando perfeitamente. Nesta terça-feira, será feito um patrulhamento para identificar se as baleias continuam na região.
Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), não houve suspensão da navegação no porto, mas foi recomendado que as embarcações se movimentem com velocidade reduzida e atenção às manobras.
Sobre a espécie:
As baleias-francas são animais de grande porte, apresentando aproximadamente 17 metros, corpo preto, arredondado e manchas brancas no ventre. O corpo do animal é composto por uma camada espessa de gordura, que auxilia o controle da temperatura.
Sua cabeça ocupa quase um quarto de seu comprimento total, a boca é curvada e possui cerca de 250 pares de cerdas de barbatana que auxiliam no processo de filtrar o alimento, visto que elas nadam de boca aberta para adquirir os organismos.
Uma de suas principais características são as calosidades que apresentam na parte da cabeça. Trata-se de uma estrutura que é formada naturalmente na pele e, ainda quando feto, são macias e vão enrijecendo com o passar do tempo. O formato das calosidades muda pouco, tornando-se assim uma característica própria de cada um, permitindo sua identificação.
A baleia franca vive nas águas onde predomina o clima tropical, ou seja, em locais mais quentes no inverno, período que representa o acasalamento e procriação. No verão elas migram para os polos, onde se alimentam.
As áreas de reprodução se caracterizam por apresentar águas calmas e rasas, oferecendo assim mais proteção contra predadores, como outras espécies de baleia e tubarões.