Canil da Guarda de Praia Grande “assopra” velinhas de 16 anos de existência

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Uma terça-feira (22) de comemorações para a Guarda Civil Municipal de Praia Grande. O Canil da corporação está celebrando 16 anos de atividades e com protagonismo especial para a segurança pública do município. O grupamento conta com quatro cães e sete guardas municipais, e se tornou um diferencial da corporação, prestando importante trabalho na segurança pública, mas também em ações sociais.

Segundo a Guarda Municipal, ao longo destes 16 anos, muitas foram as ocorrências, incluindo a localização de grandes quantidades de entorpecentes, nas quais o Canil atuou. E para chegar a um nível de excelência, com direito até a prêmios em competições com corporações de todo o País, além de treinamento, é preciso muito entrosamento entre cão e seu condutor.

O guarda municipal Diego Souza de Lima está no grupamento há 10 anos e conta que essa ligação com o animal é extremamente importante para um bom desempenho das atividades.

“Com o tempo, conseguimos analisar a mudança de comportamento do cão. E caso o condutor também não esteja bem no dia, por qualquer motivo que seja, o ideal é não sair com o cão porque ele percebe e isso pode interferir no trabalho”.

Primeira mulher a integrar o Canil de Praia Grande, a guarda municipal Aline do Valle Andrade Neto também tem bons motivos para celebrar a data.

“Conheci o grupamento no curso de formação, em 2019, e desde então me identifiquei com o trabalho. No começo fiquei desanimada, preocupada, pois nunca havia tido uma mulher neste grupamento, mas mesmo assim mostrei meu interesse em fazer parte do Canil e deu certo!”.

O treino é gradativo e acontece diariamente com exercícios específicos, o chamado adestramento positivo, realizado através de indução e recompensa. Na sede do Canil, localizado na entrada da Área de Lazer Ezio Dall’Ácqua, conhecido como Portinho, há toda uma estrutura adequada aos cães, com baias próprias, área para atendimento veterinário e inclusive uma área de treinamento.

Considerado a “memória viva” do Canil de Praia Grande, o guarda municipal Wagner Geraldo da Silva foi inspetor do grupamento no período de 2007 a 2016 e coleciona bons momentos.

“Foi bastante gratificante trabalhar com os cães, não só na parte policial, mas também nas visitas aos hospitais, escolas e entidades do Município. Mas o ápice do grupamento foi a participação no Domingão do Faustão, em 2009, oportunidade em que conquistamos o 3° lugar na competição nacional com o GCM Márcio Rogério dos Santos e o cão Blade”.

O Canil da GM de Praia Grande

Atualmente, o efetivo é composto pelos guardas Diego, Da Silva, Herculano, Vale, Jamisson e Constantino, além do inspetor Erlei Lopes de Carvalho. Há ainda uma médica veterinária, Carolina Berkman, que acompanha o desenvolvimento dos cães Orion, Zeus, Socco e Chronos.

“Estamos em processo de aposentadoria do Orion e Zeus e em busca de novos integrantes para o Canil. Se algum criador de cães tiver interesse em realizar doações pode nos procurar”.

O Canil de Praia Grande foi regulamentado por lei em agosto de 2007, mas atua desde 2004, e já conquistou 14 prêmios em concursos intercanis, além de outros resultados bastante positivos.

Os guardas que integram o Canil participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, de fundamental importância na corporação, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como as visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS