Um alimento que é muito bem vindo no almoço de todo brasileiro é a carne seca. Em Cubatão, o prato tradicional da cultura nordestina, mas que conquistou os paladares do Brasil, vai ter um evento especial com a ‘Festa da Carne Seca’, que promete agitar o Jardim Nova República (Bolsão 8).
A atração vai acontecer do meio-dia até 23h30, na Avenida Esmeraldo Tarquínio e segundo a prefeitura, pelo menos 20 barracas de comidas típicas e bebidas, cinco delas do pessoal da Feira Criativa, vão servir diversos pratos com a carne seca.
Também haverá atrações artísticas ao longo dia e o cantor de forró Francis Lopes será o destaque dessa edição. Entre tantas canções, o artista piauiense ganhou notoriedade ao incluir em seu repertório a famosa ‘Lamento de um Nordestino’. Uma canção que externa sentimentos e traduz histórias de vida de muitas pessoas e que, pela sua originalidade foi popularizada em mais de 50 regravações.
Artistas locais também mostram seu talento. A ‘Festa da Carne Seca’ contará com a presença de DJ Marcelinho, Lana Lousada, Raquel trindade, Jony Miranda, Forró Sanfonado, Rita Meteoro e Léo Vaqueiro. A organização é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
História do evento
A ‘Festa da Carne Seca’ é celebrada desde 1999 no Jardim Nova República. Tal comemoração é feita em alusão ao próprio bairro, reduto de muitos nordestinos. E a iguaria que dá nome à festividade se deve à origem seus moradores, grande maioria do Nordeste. Ou seja, além de comemorar a existência do bairro, o evento promove a celebração da cultura nordestina na Cidade, que ganhou corpo devido à forte migração ocorrida especialmente no final da década de 1950, em virtude da industrialização.
O evento oferece carne seca preparada de diversas maneiras, servidas em várias barracas montadas na rua, acompanhada de muita música de todos os gostos, mas principalmente nos estilos forró, baião e vaquejada, com brincadeiras e comidas típicas.