Túnel, trincheira, ponte ou viaduto? Você sabe a diferença entre cada uma dessas obras e para que servem? Faltando 14 dias para a inauguração do túnel da avenida Independência, que passará por baixo da Nove de Julho, o tema virou assunto e divide opiniões: alguns acham que se trata de um túnel, outros dizem que é trincheira, e ainda há quem fale em viaduto. Para esclarecer estas dúvidas, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Ribeirão Preto resolveu entrevistar especialistas.
O secretário Municipal de Obras Públicas, Pedro Pegoraro, explica que, na construção civil, chamamos de trincheira um trecho de rua ou avenida cercado de paredes, mas sem cobertura. “É o caso da trincheira do complexo viário Doutor Manoel Ferreira Leão Netto, que fica no cruzamento das avenidas Meira Junior, Treze de Maio e Capitão Salomão”, exemplificou.
Já a definição de túnel ficou por conta da engenheira civil Denise de Mattos Venegas, uma das técnicas responsáveis pela construção do túnel da Independência. “Um túnel é uma passagem subterrânea, que permite ou facilita o acesso de um ponto a outro. Ou seja, trata-se de uma área coberta, que é o caso da obra que a prefeitura vai inaugurar no próximo dia 7 de Setembro”, explicou a engenheira. “O túnel vai ligar as avenidas Independência e Presidente Vargas, evitando desvios, semáforos e paradas e, portanto, garantindo fluidez ao trecho”, completou.
VIADUTOS – são estruturas rodoviárias construídas de forma elevada do solo e projetadas para cruzar pistas em níveis diferentes, auxiliando o fluxo do trânsito. O viaduto é composto, geralmente, por um trecho de travessia, normalmente plano, sempre tem rampas de acesso e precisa conter uma altura de pelo menos 4 metros e meio.
É o caso de algumas obras construídas pelo programa Ribeirão Mobilidade, como o viaduto Profissionais da Saúde, na avenida Francisco Junqueira, e o viaduto da avenida Brasil com a Thomaz Alberto Whately, que já estão prontos, além do viaduto em construção na avenida Brasil sobre a Mogiana.
PONTES – são as construções responsáveis por interligar, ao mesmo nível, pontos que não eram acessíveis entre si e que são separados geralmente por rios.
Bons exemplos são as pontes construídas, também recentemente, pela prefeitura: a ponte ligando a avenida Fábio Barreto e a rua Pompeu de Carvalho; a ponte ligando as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant; a ponte ligando as ruas José Bonifácio e Paraíba e a ponte que liga as ruas Tamandaré e Visconde de Inhaúma.
Os números do Túnel José Bonifácio de Andrada e Silva ‘Patriarca da Independência’:
Um (01) jardim suspenso instalado sobre a obra (praça Salvador Spadoni)
Uma (01) passarela de segurança com gradis na área interna
Duas (02) claraboias para ventilação e iluminação naturais, além de luminárias com lâmpadas led em toda a extensão coberta
Três (03) avenidas interligadas pela obra – Independência, Nove de Julho e Presidente Vargas
Sete (07) de Setembro de 2023 (data da inauguração)
381 metros de extensão (cerca de quatro quarteirões), sendo 178 metros de área fechada
742 mudas de árvores, sendo 232 plantadas no entorno da obra e 510 doadas ao Horto Municipal
4.727 m³ de concreto e 361 toneladas de aço
19.000 usuários de ônibus passarão todos os dias no local
48.000 veículos circularão diariamente pelo trecho