Nesta sexta-feira (25/08), se comemora o dia do feirante. A data homenageia a primeira feira livre do Brasil, realizada no Estado de São Paulo, em 1941.
Na região de Campinas, são 919 feirantes nas cidades de Valinhos, Hortolândia, Americana e Sumaré. Só na metrópole são 523.
A profissão é considerada uma das mais antigas do mundo. Os historiadores estimam que há mais de 5 mil anos, as trocas comerciais entre as pessoas começaram a ser feitas em locais específicos das comunidades.
Atualmente, no Brasil, são considerados feirantes pela lei, aqueles que vendem mercadorias nas vias públicas, em pontos fixos, com permissão governamental. Para isso, utilizam bancas, quiosques e barracas para expor os produtos aos compradores.
E apesar de ser uma das profissões mais antigas do mundo, a atividade de feirante se transforma na medida em que novas tecnologias se desenvolvem.
Acompanhamos o dia do Antônio, feirante de panelas há mais de 30 anos. Todos os dias, ele sai de casa ainda de madrugada e sempre se instala em feiras da cidade de Campinas-SP. Você vai conhecer a história dele no Balanço geral, a partir das 11h50.