Já imaginou beber a cerveja e ao mesmo tempo saber um pouco da história de São Vicente? Acredite, isto é possível, graças a Cervejaria Jurassica, microcervejaria artesanal, que lançou uma bebida inspirada na história da Primeira do Brasil. A ideia partiu do proprietário, Mauricio Riscala Name, em conjunto com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Juliana Santana.
“A ideia é que as pessoas bebam essa cerveja e o sabor remeta a São Vicente. Este fenômeno gerará, futuramente, uma afetividade do cidadão com o município. Os turistas vão bebê-la e lembrar do ‘gostinho’ de São Vicente. Automaticamente, virão à memória grandes lembranças vividas por aqui”, ressalta a secretária Juliana.
“Além de ser um ótimo souvenir: agora toda vez que viajar vou levar de lembrança a Bartira para os amigos”, conta.
Resumindo, Bartira foi uma indígena que viveu no século XVI e é personagem do início da trajetória de São Vicente. Por isso, a cerveja é do tipo ‘Weiss’, produzida à base de malte de trigo, faz questão de homenageá-la. É uma bebida clara, refrescante e toque “aveludado”. Seu aroma remete a cravo e banana, fruta característica do Município e presente em vários pratos e doces locais.
O prefeito Kayo Amado (Podemos) comemora o lançamento e ressalta a importância de iniciativas que remetam às origens vicentinas.
“É muito bom saber que uma empresa se interessou por, de alguma forma, contar a nossa trajetória. Essa é uma oportunidade para que as futuras gerações conheçam um pedaço de São Vicente, já que as origens brasileiras estão diretamente ligadas a cidade. Estaremos sempre abertos a ideias que fortaleçam a propagação da nossa história. Afinal, somos a Primeira do Brasil”.
A cerveja já está à venda em alguns estabelecimentos da cidade e também em Santos, município vizinho a São Vicente.
“É uma cerveja caracterizada pelo aroma da banana, muito forte na gastronomia local. É uma forma de fomentar a cultura da Cidade”, explica Mauricio Riscala.
A Cerveja Bartira segue os passos do “Brigadeiro Raiz do Brasil”, lançado oficialmente em agosto de 2022 com a finalidade de resgatar traços de elementos que compõem a história de São Vicente, como a banana e a cachaça.