Você pode nem perceber, mas já usa sistemas de inteligência artificial na sua vida.
Hoje, quando você tira uma foto com um smartphone, a imagem é processada pelo sistema do celular, de modo que o registro final seja o melhor possível; e para isso, o próprio aparelho realiza pequenos ajustes automáticos de cor, luz, contraste, foco, dentro outros.
Ao usar as redes sociais, por exemplo, é a inteligência artificial que define o que você verá em relação a outros conteúdos; até a publicidade recebida nas plataformas também foi sugerida usando esse tipo de mecanismo.
Então o que o ChatGPT tem de tão inovador? Primeiro vamos entender um pouco mais sobre o que é esse sistema.
ChatGPT é um novo programa de inteligência artificial criado pela OpenAI. Ele foi treinado para conversar com as pessoas de maneira natural, respondendo a perguntas e continuando diálogos. Isso significa que ele pode ajudar as pessoas a se comunicarem com computadores de uma maneira mais fácil e eficiente.
ChatGPT é ótimo em entender e escrever textos, o que o torna útil para empresas e pessoas que precisam se comunicar com computadores. Ele também pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de cada usuário.
A OpenAI acredita que ChatGPT vai mudar a maneira como as pessoas se comunicam com computadores, tornando-as mais fáceis e rápidas.
Assim podemos simplesmente perguntar da forma como falamos no dia-a-dia e o sistema irá entregar a melhor resposta possível dentro daquilo que ele aprendeu. Eu posso pedir uma receita de bolo, um texto e até um código de um programa para computador.
Desafios e questões éticas do uso
Porém, como toda ferramenta digital nova, começam a surgir discussões sobre plágio e respostas incorretas ou imprecisas, mas é natural que isso aconteça quando surge uma tecnologia digital nesse sentido.
A Microsoft já começou a incorporar a tecnologia no mecanismo de buscas Bing e deve em breve colocar também no Microsoft Teams. E a Google anunciou que deve lançar em breve uma ferramenta concorrente.
Independe de quem ganhará essa corrida, o ano de 2023 deve ficar marcado na história pela forma como mudamos nossa relação com sistemas de Inteligência Artificial.
A imagem que ilustra esse post foi criada também por um sistema de Inteligência Artificial chamado DALL-E, em que foi pedido para ele mostrar a inteligência artificial em forma humana.
*O artigo não representa a opinião da emissora; a responsabilidade é do autor do texto
Acompanhe o Seu Amigo Geek também nas redes sociais.
*Edição: Nayara Francesco