Alívio para os motoristas, pedestres e ciclistas que dependem da Ponte Pênsil de São Vicente para se locomoverem entre a ilha, o continente e até Praia Grande. Terminou nesta sexta-feira (25) a reforma do local, que já durava desde outubro do ano passado.
Segundo a prefeitura, foram dez meses de trabalhos executados e as obras eram consideradas urgentes, em razão do piso e dos gradis, que apresentavam condições precárias.
A última reforma havia ocorrido há sete anos. Agora, a Ponte Pênsil, recebeu uma substituição total do guarda-corpo e das pranchas de madeira e manutenção preventiva e corretiva de seus elementos estruturais, incluindo seus cabos de sustentação.
Os trabalhos ficaram sob responsabilidade da empresa Concrejato, contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, e tiveram investimento de R$ 5,2 milhões.
Sobre a demora para a conclusão dos trabalhos, a Prefeitura de São Vicente informou que todo o planejamento da reforma foi elaborado pensando em minimizar os impactos ao tráfego de veículos. Dessa maneira, os trabalhos mais complexos, alguns exigindo a interrupção do tráfego, foram executados durante o período noturno e madrugada, quando o fluxo de veículos é muito menor.
“A Ponte Pênsil, além de ter um valor histórico, cultural e turístico para a nossa Cidade, é passagem de milhares de pessoas diariamente. Agradeço ao Governo do Estado por atender aos meus pedidos em 2022 para que a estrutura passasse por essa reforma. Mas continuaremos fiscalizando, porque essa ponte tão importante precisa de manutenções mais frequentes, para que esteja sempre em ótimas condições para os usuários”, disse o prefeito Kayo Amado (Podemos).