Quando a fé é inabalável, nem mesmo a chuva e o frio constante que fez em Santos neste sábado (26), afastou os fieis de acompanharem a descida da imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, a padroeira da cidade. Muita gente foi até ao local, seguiram o cortejo até a Zona Noroeste, que completou 47 anos de existência.
As celebrações começaram às 15h, com a missa de abertura. Em seguida, a imagem desceu as escadarias até o sopé do Morro Monte Serrat e de lá seguiu em carreata até a Paróquia Sagrada Família, no bairro Jardim Castelo, onde mais uma missa foi celebrada.
Após a celebração, teve um show do missionário Thiago Thomé, da comunidade Canção Nova, em comemoração ao aniversário de 47 anos da Zona Noroeste.
Já neste domingo (27), ocorrerá às 11h a saída com destino à Paróquia Santa Margarida Maria. Em seguida, às 14h, terá início o translado da imagem até a Catedral de Santos. A programação termina às 18h, com uma missa presidida pelo bispo diocesano dom Tarcísio Scaramussa.
A programação completa dos dias de celebração, novena e a festa principal de Nossa Senhora do Monte Serrat podem ser conferidas neste link.
Conheça a história
A história da Nossa Senhora do Monte Serrat como padroeira de Santos remonta ao século 16, quando uma invasão de piratas comandada pelo pirata holandês Joris Van Spilbergen chegou à Vila de Santos, segundo o historiador José Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams).
Percebendo que o ataque de piratas iria acontecer, os moradores da Vila fugiram para o Monte Serrat, que na época também era conhecido como “Morro da Vigia”. Ao subirem, acontece um desmoronamento que soterra alguns piratas, o que faz com que outros desistam da perseguição.
Na época já existia a Capela do Monte Serrat e os moradores da comunidade creditam o acontecimento a um milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 1954, uma lei tornou a Santa do Monte Serrat a padroeira da cidade. A coroação ocorreu em 8 de setembro de 1955, data que passou a ser utilizada para comemorar o dia da padroeira.