O apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, se recupera da cirurgia de transplante de coração desde o domingo (27/08), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A origem do coração doado veio de Santos, graças a um paciente da cidade.
Era por volta das 11h47, quando helicópteros da Saúde e da Polícia Civil pousaram no gramado do Estádio Ulrico Mursa, campo da Portuguesa Santista, recebendo o coração doado por um santista. Depois, as aeronaves levantaram voo em direção à Capital.
De acordo com a Portuguesa Santista, houve o contato e a permissão para que os helicópteros pousassem no Ulrico Mursa. No entanto, não foram repassadas informações sobre qual hospital que fez o procedimento para doar o coração.
O Hospital Albert Einstein emitiu um comunicado, falando sobre o transplante que Faustão teve. Confira na integra:
“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo, na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, diz o comunicado.
Desde o dia 5 de agosto que Faustão está internado na UTI do Albert Einstein, devido a uma insuficiência cardíaca. Ele passou por diálise e outros procedimentos. Segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, ele estava em segundo lugar na fila de espera por um coração. A oferta chegou pela madrugada de domingo para a equipe médica.
Já o Ministério da Saúde informou que o apresentador foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde, que era considerado grave.