Nova semana, mas o clima é o mesmo pela Baixada Santista, em relação a última semana. Segundo o Instituto Climatempo, a previsão é que o tempo frio e chuvoso continua nos próximos dias. Por isso, a Defesa Civil de Santos informa que a cidade e toda a região estão em estado de atenção quanto ao risco de deslizamentos.
A justificativa para o clima ficar frio e com chuva é devido a formação de nuvens sobre a região e forte infiltração marítima. Para esta terça-feira (29/08), vem chuvas intensas previstas. A previsão é que as temperaturas permaneçam amenas nos próximos dias.
Já o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), informou que as precipitações nos últimos três dias somaram 177 mm em Bertioga, 139 mm no Guarujá, 125 mm em Santos e 120 mm em Cubatão.
Em nota, a Defesa Civil de Santos, informou que por conta do elevado acumulado de chuva dos últimos dias ainda existe o risco de deslizamentos. Novas chuvas ao longo da semana não estão descartadas
Alerta
O órgão reitera que os moradores que vivem em áreas consideradas de risco devem estar atentos aos sinais de instabilidade de encostas e nas moradias, como trincas, abatimentos, inclinação de estruturas. Caso algo semelhante seja observado, a orientação e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
De acordo com a Defesa Civil de Santos, o acumulado pluviométrico do mês é de 191,5 mm — portanto, em 72h choveu o equivalente a 65,4% do volume.
“As vistorias em áreas de riscos continuam em andamento como medida de prevenção. Os morros da cidade se encontram em nível de atenção, contudo, sem ocorrências”, disse o órgão, que solicitou que os cidadãos se cadastrem no serviço de SMS da Defesa Civil (40199), para recebimento de avisos via celular.
Em Bertioga, onde foi registrado o maior acumulo pluviométricos nas últimas 72h pelo Cemaden, a Defesa Civil do município revelou que o órgão segue atento e realizando vistorias de rotina em áreas de maior vulnerabilidade do município e que, até o momento, não foram registradas ocorrências decorrentes das chuvas.