Site da Prefeitura de Guarujá sofre ataque de hackers

Créditos: Divulgação

O site da Prefeitura de Guarujá, foi alvo de um ataque hacker, entre a segunda (28/08) e terça-feira (29/08). Foram mais de oito horas que a página virtual ficou sob o poder dos criminosos, mas segundo a administração, a invasão não causou nenhum prejuízo aos dados.

No fim da noite de segunda, houveram queixas de que ao acessar a plataforma, os usuários se deparavam com a imagem de uma caveira com facas enaltecendo o nome do grupo de hackers, que se denomina “DarknessGhost”.

Por meio de nota, a Prefeitura de Guarujá informou que o portal está passando por reestruturação com modernização da infraestrutura de servidores para ser mantido atualizado diante das novas necessidades de segurança da informação.

“No decorrer deste processo foi detectado um acesso não autorizado”, explicou a administração municipal.

Além da caveira estampada na página inicial do site, as três primeiras notícias publicadas tiveram os conteúdos substituídos por um comunicado: “Guarujá SP caiu na hackeada da Darknessghost team”, dizia a mensagem, que creditava o ataque ao hacker de pseudônimo “M4ndrak”.

Das três matérias alteradas, duas tinham imagens com fundo preto dando destaque ao nome do grupo e ao perfil do Twitter, enquanto a terceira tinha uma montagem do presidente da República, Lula da Silva (PT), vestido com roupa de presidiário.

O grupo hacker publicou sobre a invasão no perfil deles no Twitter às 23h24 de segunda-feira (28). No entanto, a prefeitura informou que soube do caso no início do expediente desta terça-feira (29) e, em menos de uma hora, resolveu o problema.

Para o THMais, a administração municipal informou que durante o processo de recuperação do acesso, foi detectado um acesso não autorizado, corrigido em menos de uma hora e sem causar qualquer prejuízo aos dados da Prefeitura de Guarujá.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS