A Fábrica Audiovisual de Santos está com vagas abertas para cursos gratuitos de formação na área do cinema e do audiovisual. No total, a Secretaria de Cultura (Secult) oferecendo 85 vagas. Uma nova modalidade está sendo oferecida, o curso ‘Básico de Cinema 60+’, voltado para o público sênior.
As inscrições poderão ser realizadas a partir desta quarta-feira (30/08), apenas para moradores de Santos, de forma on-line, por meio de um formulário para os cursos de ‘Documentário’, ‘Formatação de Projetos Audiovisuais’ e ‘Roteiro de Cinema’, ou presencialmente para o curso de ‘Básico de Cinema 60+’, no site da Prefeitura de Santos.
Os cursos de ‘Documentário’ e ‘Roteiro de Cinema’ poderão ter a participação de menores, com idade a partir de 16 anos, com autorização assinada pelo responsável e entregue no primeiro dia de aula.
Segundo a administração municipal, no primeiro semestre, 202 pessoas participaram das oficinas gratuitas da Fábrica do Audiovisual.
Confira detalhes de cada curso
Documentário
Coordenação: Gustavo Brandão
Local: Miss – Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias)
De 11/9 a 17/10 – segundas e terças-feiras – das 19h às 22h
Público: interessados em geral acima de 16 anos – 30 vagas
A oficina de Documentário trabalha a contextualização histórica do gênero documentário; a relação documentário e ficção: tipos, estilos, proximidades e distanciamentos; estimula a prática de realizar um documentário, bem como a experiência do expectador, suas asserções sobre o conceito de realidade e representação da realidade.
Gustavo Brandão é diretor, ator, cinegrafista e editor. Já trabalhou em diversos curtas-metragens e alguns longas, integrando a equipe técnica dos filmes ‘Querô’, ‘O Ano em que meus Pais saíram de férias’, ‘Plastic City’ e ‘De Menor’ realizando o making off destas produções. Desenvolveu parcerias com as cineastas Tata Amaral, com quem realizou a codireção do episódio ‘Aqui és Terra Prometida: São Paulo’, para o interprograma ‘Piscar de Olhos’ do Canal Brasil, e Lili Caffé no projeto Vídeo-Cartas – Vale do Ribeira.
Formatação de Projetos Audiovisuais
Coordenação: Dario Felix
Local: Cine Arte Posto 4 (praia do Gonzaga)
De 11/9 a 4/12 – segundas-feiras – 19h às 22h
Público: Interessados em geral acima de 18 anos – 30 vagas
A oficina ensina a discernir a legislação brasileira no que toca ao audiovisual, suas diferenciações e aplicações. As aulas também entram em contato com formas de elaboração e formatação de projetos culturais; apresenta o fluxo de ações para uso de verba pública, além de ensinar os meios de captação de recursos e de como planejar a divulgação e comercialização de um projeto audiovisual.
Dario Félix é graduado em Rádio e TV e mestre em Artes da Cena. É professor dos cursos de Cinema e Audiovisual, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário São Judas Tadeu (CUSJT).
Básico de Cinema
Coordenação: Fabrício de Lima
Local: Vila Criativa Sênior – Rua: Comendador Alfaia Rodrigues, 260, Embaré
De 12/9 a 24/10 – terças e sextas-feiras – 14h às 17h
Público: interessados acima de 60 anos
10 vagas
A oficina abordará sobre os elementos básicos do universo do audiovisual, suas etapas e funções: produção, roteiro, fotografia, som, montagem e direção dentro do ciclo da produção, distribuição, exibição e preservação.
Fabrício De Lima é um premiado produtor, produtor executivo, roteirista e diretor com experiências em curtas e longas-metragens. O seu último filme ‘Parabéns, Aline’ (2022) foi selecionado nos mais diversos festivais nacionais e internacionais, recebendo os prêmios de Melhor Filme Voto Popular e Melhor Roteiro Júri no 9º Santos Film Fest e Menção Honrosa no 11th Bangalore Shorts Film Fest-22.
Roteiro para Cinema
Coordenação: Wladimyr Cruz
Locais: Vila Criativa da Encruzilhada – Rua Barão de Paranapiacaba, nº 14