Um menino de 6 anos morreu diagnosticado com meningite em Guaratinguetá nesta terça-feira (29). O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município.
A Prefeitura informou que todas as medidas cabíveis para a profilaxia dos contatos estão sendo tomadas, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, que inclui as pessoas que tiveram contato com a criança por um período de mais de quatro horas consecutivas por mais de cinco dias seguidos, ou por um período de mais de oito horas consecutivas por pelo menos um dia.
De acordo com a família, o corpo da criança foi velado no Velório Municipal de Guaratinguetá, no bairro Pedregulho e o sepultamento acontece nesta quarta-feira (30/08), a partir das 10h no Cemitério Municipal no mesmo bairro.
A mãe publicou nas redes sociais que a médica da UPA da cidade teria diagnosticado o filho com virose sem ao menos examina-lo. Ele foi medicado e dispensado em seguida. Saulo Emanuel de Carvalho, de apenas 6 anos, começou apresentar os primeiros sintomas no último domingo (27).
Em casa, o estado de saúde do menino piorou e os pais voltaram com ele para à Unidade de Pronto-Atendimento. Na madrugada desta terça-feira, veio o diagnóstico de meningite, mas a criança não resistiu.
Esse já é o quarto caso confirmado na cidade, a segunda morte somente em agosto. No início do mês, uma menina de 9 anos também morreu por conta da meningite.