O quarteirão da Nove de Julho entre as avenidas Independência e Presidente Vargas também estará pronto até o dia 7 de Setembro para a inauguração do túnel José Bonifácio, que passa por baixo dele. Neste trecho, quase tudo já está finalizado: o asfaltamento foi refeito e dois pontos de ônibus com abrigos contra sol e chuva foram instalados, um de cada lado da avenida. Agora, calceteiros trabalham no canteiro central. Utilizando pedras brancas e pretas, eles desenham ondas como as do calçadão de Copacabana. Esta etapa começou na segunda-feira (28) e deve terminar na quinta (31).
Os serviços neste quarteirão fazem parte do contrato da prefeitura com a Construtora Rual, responsável pela obra do túnel. Ali, as pistas não são de paralelepípedos nem os canteiros eram de pedras portuguesas e, portanto, o trecho não é tombado.
As pistas dos dois lados da Nove de Julho onde os ônibus vão circular ganharam asfaltamento reforçado. Para garantir que o asfalto suporte o peso dos veículos, ele foi aberto em 45 centímetros e retirado. Antes da aplicação da nova camada, o subleito foi preparado por meio de compactação mecânica, com a implantação de uma base feita de material granular e cimento, seguida de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente e faixa B (Binder). Só depois foi aplicada a nova capa de asfalto, que passou por rígidos testes de qualidade em laboratório.
Além disso, em frente às novas paradas de ônibus, o asfalto ainda recebeu uma última camada de concretagem, para evitar o desgaste por frenagem e a aceleração dos ônibus.
Também já estão finalizados os seis abrigos de ônibus que a obra contempla – dois no quarteirão da Nove de Julho em frente à Praça Salvador Spadoni; dois na avenida Presidente Vargas, próximo à saída do túnel, e dois na Independência, ao redor da rampa de acesso.
Detalhes
Em frente ao trecho da Nove de Julho que recebe o novo calçamento branco e preto, está a praça Salvador Spadoni, que também ganha os últimos retoques.
Treze bancos de cimento já foram instalados, assim como as duas mesinhas com bancos redondos, também de cimento, que compõem o novo mobiliário da praça. E as duas claraboias concretadas ali, que ajudarão a levar luz e ventilação ao túnel, receberam grades de 2 metros de altura.
Os mastros para acolher três bandeiras também já estão instalados na praça Salvador Spadoni, assim como o piso de concreto estampado e pigmentado, com sinalização podotátil. Com o tratamento final à base de resina que receberá, ele vai ganhar uma cor avermelhada.
Também falta instalar os 11 postes de lâmpadas de led, que farão a iluminação da praça, e plantar as gramas forrageiras nos canteiros. Mudas de chorões e ipês de cores variadas já estão plantadas no local.
Na área interna do túnel, quase tudo também já está pronto e, nos próximos dias, começa o asfaltamento definitivo nos 381 metros de extensão da obra, que vai receber 45 mil veículos e 19 mil passageiros de ônibus por dia.