A cidade de Ribeirão Preto terminou em segundo lugar no 63º Jogos Regionais, realizados em Franca/SP. Por três pontos de vantagem, a campeã foi Franca, que conquistou 297 pontos, com Araraquara terminando em terceiro lugar, somando 275 pontos. A delegação ribeirão-pretana conquistou 237 medalhas, sendo 111 de ouro, 71 de prata e 55 de bronze, o que representa um aumento de 21,6% em relação às 194 medalhas conquistadas nos Jogos Regionais de 2018, em Matão/SP.
O secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, ressaltou que o resultado de Ribeirão Preto nos Jogos Regionais reflete o trabalho realizado pela Secretaria de Esportes em fomentar a prática esportiva na cidade. “Quando assumimos a Secretaria, começamos a reorganizar nossas atividades, principalmente a nossa base. Com organização, suporte de todos os funcionários da Secretaria de Esportes, oferecemos aos nossos atletas a melhor condição para eles competirem, e o resultado aparece em mais uma edição dos Jogos Regionais. Em 2018, voltamos aos Jogos e terminamos em terceiro lugar e, neste ano, fomos vice-campeões. Que venha 2020”, afirmou Aguiar.
Disputando 45 modalidades, com equipes femininas, masculinas e mista, Ribeirão Preto foi campeã em 20 modalidades, em sete ficou com o vice-campeonato e quatro em terceiro lugar. As conquistas de primeiro lugar foram 25% maiores que em 2018, quando as equipes da cidade venceram em 16 modalidades.
Grande destaque para a categoria sub-20. Com a participação de 14 equipes, Ribeirão Preto conquistou 10 títulos, um crescimento de 66,6% em relação a 2018, com seis conquistas. Além disso, ficou em primeiro na soma geral dos pontos, com 107, seguida por Franca, com 88 e, em terceiro, Sertãozinho, com 41 pontos conquistados.
“Devemos destacar a atuação das nossas equipes da base que fizeram bonito nos Jogos Regionais. Um dos nossos objetivos é formar atletas que possam competir no alto rendimento e isso passa por uma base forte. O resultado dos Jogos Regionais mostra que estamos no caminho certo, pois o resultado da nossa base já é realidade e orgulho de Ribeirão Preto”, concluiu Ricardo Aguiar.
Os 63º Jogos Regionais tiveram a duração de 11 dias, com a participação de 55 municípios que levaram cerca de 5,5 mil atletas para competirem com um único objetivo, lutar pela medalha de ouro. A competição também contou com a participação de cerca de 300 árbitros e juízes. A cidade de Ribeirão Preto contou com a participação de mais de 500 atletas.