São mais de 30 anos, que Cubatão se tornou um símbolo de recuperação ambiental. Mas os trabalhos de preservação e zeladoria ao meio ambiente continuam na cidade e nada mais justo do que estimular as crianças e adolescentes a colocarem as ações na prática. Mais de cem mudas de árvores foram plantadas em dois parques da cidade.
De acordo com a prefeitura, 100 mudas de 10 diferentes espécies de árvores nativas foram plantadas nos parques Cotia-Pará e o Perequê. Além de contribuir para melhorar o clima local e a qualidade de vida da população, o plantio de árvores traz uma série de outros benefícios, como a redução do calor urbano, a criação de áreas sombreadas e a absorção do dióxido de carbono (CO²) emitido na atmosfera.
Segundo Halan Clemente, secretário Municipal de Meio Ambiente, foram plantadas 10 mudas Jerivás (Syagrus romanzoffiana), 10 da espécie Jussara (Euterpe edulis), 10 Araçás-vermelhos (Psidium cattleianum), 10 Aroeiras (Schinus), 10 Pitangas (Eugenia uniflora), 10 Ingás Edulis, 10 Carne de Vaca (Clethra scabra), 10 Araribás (Centrolobium tomentosum), 10 Pêssegos da Mata (Eugenia myrcianthes) e 10 Paineiras (Chorisia speciosa).
A prefeitura explica que a ação faz parte do Projeto Guará-Vermelho, uma iniciativa da Ong Nudaer em parceria com a Petrobras, que disponibiliza os recursos por meio do Programa Petrobras Socioambiental, cujo intuito é promover a recuperação, conservação e preservação ambiental, da biodiversidade e do ecossistema da bacia hidrográfica dos rios Cubatão e Casqueiro, bem como os seus afluentes. A ação tem apoio da Prefeitura de Cubatão.
Seleção
As escolha das mudas considerou as características específicas locais, como clima, solo e vegetação, garantindo benefícios, adaptação e um crescimento saudável dessas árvores. “Ao receberem estas 100 novas mudas de diferentes espécies, os parques municipais estão se transformando em áreas densamente arborizadas”, contou o secretário.
Ele reforçou ainda que “cada espécie foi cuidadosamente escolhida, com apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente, com o intuito de promover sua permanência a longo prazo. Entre as mais de 10 selecionadas, algumas se destacam pelo seu potencial ecológico”.
Conheça as espécies plantadas:
Jerivá – Devido à sua forma e tamanho, é ideal para fornecer sombra em áreas externas, muito útil em regiões de clima quente. Suas folhas e troncos contribuem para a ciclagem de nutrientes no solo. Além disso, as sementes podem ser uma fonte de alimento para alguns animais silvestres.
Araçá-Vermelho – Os frutos são uma fonte de alimento para diversas aves e outros animais, o que pode contribuir para a biodiversidade local. Esta árvore também chama a atenção por suas folhas brilhantes e flores brancas ou rosadas, que aparecem na primavera e no verão.
Ingá Edulis – É benéfica para a vida selvagem e se destaca como uma opção eficaz para recuperar solos degradados, pois suas raízes ajudam a estabilizar o solo e prevenir a erosão.
De acordo com os organizadores, o Projeto Guará-Vermelho planeja expandir sua iniciativa, com o plantio adicional de mais cem mudas em outras áreas da cidade.
“Além destas atividades de plantio, são realizadas mensalmente ações de limpeza e de conscientização ambiental, visando um futuro mais verde e sustentável”, completou o titular da pasta de Meio Ambiente de Cubatão.