BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Microempreendedores individuais, MEIs, reclamam nesta sexta-feira (1º) de que não estão conseguindo emitir suas notas fiscais no portal do Simples Nacional. Esse é o primeiro dia que prestadores de serviços para pessoas jurídicas precisam utilizar o sistema no padrão nacional e não mais os municipais.
Às 12h40, a Folha tentou entrar na aba adequada do site do Simples Nacional, mas também encontrou uma mensagem de erro. Mais tarde, por volta das 17h, a página principal do portal abria, mas não era possível efetuar o login.
“Eu usava o programa emissor da Prefeitura de São Paulo e vi que a migração seria obrigatória a partir de hoje. Como eu previa dificuldades, comecei a fazer testes logo no início da semana e já tive problemas”, afirma a jornalista Flávia Gomes, 54.
Segundo ela, na ocasião o site não estava fora do ar, mas ao preencher o formulário recebia notificações de erro. No fim, conseguiu emitir uma nota.
Nesta sexta, porém, encontrou o site fora do ar. “Preciso emitir outra nota porque, quanto mais cedo eu fizer isso, mais cedo eu recebo”, diz.
A Folha de S.Paulo questionou a Receita Federal sobre os motivos dos erros e se há previsão de o site voltar a operar normalmente. Até as 16h50 desta sexta, o órgão não havia respondido. A opção de emissão pelo Simples Nacional já era facultativa desde o início do ano.
Ester Dias Araújo, 22, analista de monitoramento, também encontrou problemas. “Não consigo abrir a página, só aparece erro”, diz. “Eu nem sabia que a outra forma não era válida mais. Minha sorte é que eu tenho que fazer até o dia 5, porque recebo só no décimo dia do mês.”
Redação / Folhapress