Conexões, novos negócios, discussões interessantes e uma janela para o futuro digital. O Digitalks Expo 2023, principal evento de negócios digitais, contou com a presença de grandes personalidades da área e um público de mais de 9150 mil pessoas.
Fred, influenciador digital do Desimpedidos; Martha Gabriel, autora e uma das principais pensadoras digitais do país; e Monique Evelle, cofunadora da plataforma Inventivos, foram alguns dos palestrantes do evento.
Inteligência Artificial, 5G, futuro do trabalho, tendências de negócios e conteúdos, além dos impactos da influência digital foram alguns dos assuntos mais abordados.
Uma tecnologia como a Inteligência Artificial pode nos substituir no futuro?
Realizado no São Paulo Expo, os dois dias de evento (23 e 24 de agosto) contaram com mais de 500 palestrantes da área – incluindo especialistas, gestores e grandes marcas como Shein, Uber, Ford e Heineken.
O público presente foi convidado a entrar nos debates com diversas temáticas do mundo digital, fomentando o setor digital, através da abertura de novos mercados, geração de negócios e conteúdo especializado.
O primeiro dia de evento inaugurou as discussões com a condecorada autora Martha Gabriel, especialista na escrita sobre tecnologia, que abriu o evento com uma reflexão sobre a tecnologia e como as novas ferramentas como a inteligência artificial estão substituindo a cognição humana.
Tranquilizando a audiência, Martha explicou que novas ferramentas como essa são mais como aumentadores do cognitivo do ser humano, que ajudam a organizar nossas ideias, do que algo que vai nos substituir.
Entre os novos desafios, a palestrante refletiu que o novo mercado de trabalho não é sobre novas profissões, mas sim sobre novos profissionais preparados e qualificados para lidar com essas novas ferramentas.
“91% das vagas de emprego já pedem experiência em Chat GPT e outras inteligências artificiais criativas”, afirmou.
Martha terminou sua palestra trazendo outra reflexão:
“O humano mediano com a tecnologia correta torna-se melhor do que o melhor expert humano trabalhando sem ela”.
Como produzir conteúdo de valor na internet?
Assim como no mundo digital, o evento não faltou em chamar influenciadores, com nomes como Igor Coelho, do Flow Podcast, Octavio Neto, da Warner, Monique Evelle e Carol Plauffer, do Shark Tank Brasil, e Fred do Desimpedidos.
O apresentador e influencer Fred junto com Chico Pedrotti, narrador e apresentador, e Pedro Drable, gerente de planejamento criativo da NWB, conversaram sobre um exemplo de sucesso de conteúdo: a Supercopa Desimpedidos. O campeonato de futebol com personalidades da internet é uma das maiores colaborações nas redes sociais, que teve record de audiência em 2022.
O segundo dia do evento foi inaugurado com a palestra da empreendedora Monique Evelle, que contou um pouco mais sobre as possibilidades de empreendedorismo para influenciadores e como isso fará parte do futuro desta categoria.
Igor Coelho, fundador do Flow Podcast, abriu a conversa com os objetivos do Flow como empresa:
“Estamos construindo coisas incríveis, mas queremos causar impactos reais na vida das pessoas”.
Completando a frase, defendeu o formato de opinião própria do programa, sem muitas amarras, onde é possível alcançar um público maior e as pessoas podem criar suas próprias opiniões sobre um tema em uma conversa multilateral.
Troca de contatos no aplicativo feito para o evento
O aplicativo do Digitalks Expo 2023 foi feito em parceria com a Yazo, empresa que faz os aplicativos dos maiores eventos da América Latina.
Com ele foi possível que participantes, palestrantes e expositores se conectassem entre si, tivessem as principais informações do evento na palma da mão, se localizassem entre as palestras e organizassem seu dia com a agenda das atrações. Foram mais de 16 mil trocas de contato dentro do app nos dois dias de evento.
Além disso, uma das grandes novidades da 14ª edição do evento foi o Digitalks Startups Race. O projeto é um incentivo à inovação e uma oportunidade para as startups estarem presentes dentro de um grande evento, oferecendo seus serviços/produtos e gerando novos negócios.
A startup vencedora recebeu 1,5 milhão em prêmios como R$ 500 mil em mídia OOH oferecido pela NEOOH, abertura de uma rodada de captação na Wiztartup de até R$ 1 milhão, e três meses de consultoria gratuita em PR pela Bendita Imagem.