Autoridade Portuária de Santos apresenta projeto para produzir hidrogênio

Créditos: Divulgação/APS

A Autoridade Portuária de Santos (APS) promoveu uma reunião para discutir diversos temas ligados a investimentos e ações para melhorar o Porto de Santos e as demais atividades. Um dos projetos citados foi a produção de hidrogênio verde que poderá ser feita diretamente da Usina de Itatinga.

O presidente da APS, Anderson Pomini, promoveu uma coletiva de imprensa na segunda-feira (04/09) para falar desta novidade. Segundo ele, o fato do Porto de Santos ser o único no mundo que tem sua própria usina hidrelétrica, possibilitou a APS considerar a possibilidade de gerar energia a partir do hidrogênio verde, produzido via eletrólise da água com energia de fontes renováveis. 

De acordo com a autoridade, ela vai funcionar a partir de instalação de um eletrolisador, junto à Usina de Itatinga, a APS teria condições de produzir o hidrogênio verde com a água abundante que tem à disposição, depois armazená-lo, transportá-lo por vários modais, inclusive dutos, até os consumidores, que seriam os terminais portuários, navios acostados no cais, além de empresas, indústrias e moradias da região. Há também a possibilidade de exportar o excedente.

O elevado custo para a produção do hidrogênio verde, na maioria dos projetos, seria minimizado no caso da APS pela existência da Usina Hidrelétrica de Itatinga, com potência instalada de 15 megawatts/hora, informou o presidente quando questionado pela Imprensa. “Já temos a energia elétrica gerada sem queima de CO2”, comemorou.

A Toyota do Brasil também manifestou interesse em fazer parceria com Porto de Santos para viabilizar o hidrogênio verde, informou o superintendente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Sidney Aranha.

Obras

Também foi comentado no encontro, as entregas de duas pistas das Perimetrais, do Retão da Alemoa, em Santos, mas foi reafirmada a necessidade de um novo viaduto para servir de acesso e saída para a Rodovia Anchieta.

O presidente da APS lembrou que herdou orçamento aprovado pela gestão anterior que não previa obras de maior porte naquele trecho da perimetral. “Por isso, a diretora de Administração e Finanças, Bernadette Bacelar, em parceria com o nosso Jurídico, estuda uma solução para usar os recursos que temos em caixa para estas obras, mas em caráter emergencial, uma vez que, a princípio, só poderíamos utilizar verba prevista especificada em orçamento aprovado ano passado”.

Já para as obras da Perimetral da margem esquerda, em Guarujá, o presidente está otimista porque os recursos para tais serviços foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. “O edital sai em 2024, e, com verba do PAC, vamos tocar a obra”, disse o presidente.

Túnel

Quanto ao túnel Santos-Guarujá, Pomini destacou que o projeto, atualizado com as prefeituras das duas cidades e a comunidade regional, não terá desapropriações, ao contrário do antigo, que foi divulgado pelo Governo do Estado em evento em Guarujá.

Agora, todas as propostas serão concluídas numa modelagem jurídica (que considera a possibilidade de uma PPP após o início das obras pelo Governo Federal) para então serem enviadas para aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Drones 

Outra novidade abordada na coletiva foi a utilização de drones com recurso de visão infravermelha para combater atividades ilegais no Porto de Santos. A APS anunciou ainda projetos para criar um sistema anti-drones clandestinos, além de drones com câmeras térmicas.

Outro avanço tecnológico será viabilizar o VTMIS (da sigla em inglês Vessel Traffic Management Information System). No momento, a APS submete ao Jurídico a contratação de uma fundação e de um gerente especializado para o sistema, que otimizará as operações portuárias com o compartilhamento de dados online. Serão instaladas câmeras com transponders em cinco locais distintos, de modo a cobrir todo o Porto Organizado, além do cais da Usiminas e da VLI. 

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