Um caminhão causou uma série de transtornos no bairro da Aparecida, em Santos, nesta segunda-feira (04/09). O veículo arrancou a rede de fiação de comunicação no local e a área precisou ser isolada para evitar novos acidentes.
Nas imagens recebidas pelo THMais, é possível verificar os estragos causados pelo veículo. Vários fios foram parar na calçada e no asfalto da via. Por conta disto, a área ficou intransitável.
Segundo a Prefeitura de Santos, era por volta das 21h30, quando o caminhão transportava um contêiner e derrubou a fiação na Rua Aureliano Coutinho, entre as Ruas Alexandre Martins e Avenida Almirante Cochrane.
A área precisou ser isolada e a equipe da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET-Santos) está na Rua Aureliano Coutinho para orientar os motoristas.
Já a CPFL Piratininga informou que não houve prejuízo de iluminação na região, mas os cabos de telecomunicações de outras empresas foram arrancados. Equipes foram enviadas ao local indicado e já realizaram a correção em caráter emergencial, eliminando o risco de acidentes. A companhia também notificou as empresas ocupantes envolvidas para que verificassem seus cabos no trecho.
Ainda de acordo com a CPFL Piratininga, a empresa segue as normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões.
Cabe de outro lado à distribuidora o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo a distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança.
A CPFL Piratininga orienta ainda que sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, para que entre em contato com o serviço emergencial, pelo telefone 0800 010 25 70 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações, que trazem risco a população e a rede elétrica a CPFL, faz a correção em caráter emergencial.