A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse que o Banco Central precisa baixar os juros para 11,75% ou menos até o fim do ano para dar um alívio ao comércio, com repercussão nos preços ao consumidor.
Em entrevista à Novabrasil, Tebet afirmou que não há justificativa para a Selic se manter no patamar atual, de 13,25% – o mais alto do mundo, segundo a ministra.
Simone Tebet defendeu que a Reforma Administrativa, com o objetivo de rever as carreiras do funcionalismo público e dar mais eficiência à prestação de serviços à população, seja discutida no ano que vem – e não agora, como quer o presidente da Câmara Arthur Lira.
A ministra considera que, neste momento, a prioridade do Congresso deve ser concluir a Reforma Tributária e votar medidas econômicas para garantir o equilíbrio das contas públicas em 2024. Tebet falou ainda sobre a Agenda 25/40, um plano de ações de longo prazo que o governo pretende lançar para planejar o futuro do país. Ela prometeu uma extensa consulta à sociedade na elaboração dessa agenda.
Veja mais sobre a entrevista com Simone Tebet na coluna de Diego Amorim.