Com o objetivo de disponibilizar atendimentos a todas as pessoas, inclusive para quem trabalha durante todo o dia, Cubatão iniciou um projeto pioneiro que expande o horário de atendimento de consultas. O projeto está sendo realizado na UBS do Jardim 31 de Março para o período noturno.
De acordo com a administração, trata-se do ‘Terceiro Tempo’, a iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cubatão, a Faculdade São Judas e a Inspirali.
A ideia é que os moradores tenham a oportunidade de agendar consultas médicas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 17h às 21 horas. Para marcar uma consulta noturna, basta informar que trabalha durante o período diurno ao agendar na unidade que fica na Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº.
Nessa segunda-feira (04/09), seis pessoas foram atendidas e de acordo com César Nascimento, secretário de Governo, o projeto representa o fortalecimento do sistema de Saúde. Está em fase de testes e, caso haja adesão da população, poderá ser levado para outras unidades básicas da cidade.
“Se o sucesso continuar, estaremos prontos para expandir esse modelo inovador em benefício de nossa comunidade”, afirmou o secretário.
À frente da novidade, médicos generalistas e estudantes de Medicina da Faculdade São Judas colaboram. Alunos em anos iniciais de graduação serão responsáveis pela preparação pré e pós-consulta, enquanto estudantes mais avançados farão atendimentos sob supervisão.
“É muito importante que a Prefeitura de Cubatão e a Secretaria de Saúde tenham sido parceiras e permitido que nossos alunos estejam nesse projeto inovador. A iniciativa cria horários alternativos e do ponto de vista de aprendizado, é um campo de estágio muito importante em que os alunos vão exercer autonomia, desenvolver ainda mais habilidades assistenciais, raciocínio clínico e condutas médicas”, explica Evaldo Stanislau, docente de Medicina e embaixador da Inspirali.