O serviço implantado pela prefeitura é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. E também é uma alternativa durante os fins de semana e feriados, com atendimento 100% eletrônico, ou seja, sem interação humana.
Os contribuintes que têm dúvidas sobre impostos ou outras questões tributárias devem enviar a mensagem no (19) 99441-4730. Há opções já pré-definidas com respostas automáticas ou também a possibilidade de falar com um atendente, caso a dúvida não seja resolvida.
Pelo chatbot, os contribuintes têm informações sobre IPTU, ISSQN, TFA, demonstrativo de Débito, guia de pagamento de IPTU, taxa de Lixo, certidões, entre outros. A ferramenta é um complemento ao chatbot que já estava disponível no site da secretaria de Finanças e tem cerca de 250 acessos por dia. Desde que entrou em operação, já foram mais de 52 mil atendimentos.
Os serviços mais acessados pelo chatbot são o demonstrativo de débitos e a emissão de guias de IPTU. As principais dúvidas dos contribuintes que solicitam conversa com um humano são referentes ao ISSQN e informações sobre débitos existentes.
O chatbot e o atendimento pelo whatsapp também podem ser acessados pela página da Secretaria de Finanças (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/chat-secretaria-de-financas)
Outras formas de atendimento
A Secretaria de Finanças também disponibiliza outras formas de atendimento ao contribuinte: Porta Aberta (Paço Municipal e postos do Agiliza Campinas), telefone (19 3755-6000), e-mail ([email protected]).
Outro canal, no caso do ISSQN, é o SIAC, disponível para assuntos relacionados à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica de Campinas – NFSe Campinas, alteração/abertura/encerramento de inscrição mobiliária de pessoa jurídica (DIC de Pessoa Jurídica) e DIC de Obra (pessoa física ou jurídica). O endereço de acesso é o https://issdigital.campinas.sp.gov.br/atendimento/.