Um mistério surgiu neste sábado (09/09) nas areias das praias de Santos. Banhistas encontraram um bando de animais marinhos que pareciam com cobras no local. A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos foi acionada e removeu os animais.
De acordo com os banhistas, eles contaram para o THMais, que o caso ocorreu pela manhã, quando durante a caminhada, eles se depararam com os animais considerados incomuns. Alguns estavam com vida e outros não. A GCM foi acionada pelos populares e uma operação de resgate para salvar esses animais marinhos e transferi-los para o Aquário Municipal.
De acordo com as primeiras informações dadas pela corporação, somente após análise é que vai determinar que espécie é e como eles apareceram na faixa de areia. O animal lembra uma cobra, porém informações preliminares se trata um um tipo de peixe que não trás risco para os banhistas. Porém a espécie nunca foi visto nesta região.
Os banhistas e caminhantes alegaram que ficaram perplexos, já que nunca viram a presença destes animais. A principal orientação é que caso a pessoa encontre qualquer animal, que eles não sejam capturados, devido ao risco de ficarem feridos.
O THMais procurou a Prefeitura de Santos para saber mais detalhes sobre a aparição. Por meio de nota, a administração informou que trata-se de uma espécie de enguia de areia, Miriquitas. O animal é comum nas praias de Santos, inofensivo, não tem ferrão, veneno e não ataca o ser humano.
Ainda de acordo com o município, apesar do animal ser inofensivo é recomendado o não manuseio ao encontrá-lo na areia. A Guarda Municipal de Santos realiza monitoramento na área.