Ney Matogrosso, Sandy e Emicida participam de álbum comemorativo de Pitty

Pitty comemora 20 anos de seu aclamado primeiro disco. Admirável Chip Novo foi lançado em 2003 e projetou a carreira da artista nacionalmente. Além da turnê que realiza pelo país, Pitty acaba de anunciar um álbum comemorativo com releituras de suas canções por nomes como Ney Matogrosso, Sandy e Emicida.

O projeto está previsto para lançamento em outubro, pela gravadora Deck. Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo na Folha de São Paulo, Sandy trará a sua versão para a música “Temporal”, Emicida é reponsável por cantar “Teto de Vidro”, e Ney apresentará a potente “Máscara”.

No próximo dia 17, a cantora baiana está confirmada em apresentação no Bairro do Vermelho, Salvador, em praça pública. O registro do show será lançado, posteriormente, em DVD.

Emicida, Ney Matogrosso e Sandy farãm releituras das músicas do álbum “Admirável Chip Novo”, da cantora Pitty | Foto: Divulgação/Montagem

Admirável Chip Novo

Em 2001, depois de sair da banda Inkoma, Pitty entrou na faculdade de música, onde aprendeu a tocar violão e continuou compondo suas próprias canções. Em 2002, Pitty foi convidada a gravar o seu primeiro disco solo, pela Deckdisc.

Durante seis meses, morou no Rio de Janeiro para concluir a gravação do disco, mas fez questão de levar músicos da cena baiana para acompanhá-la e manter a sua identidade musical.

Pitty bateu o pé com a gravadora para que o single de estreia do seu primeiro álbum Admirável Chip Novo fosse a música Máscara. A gravadora achava que a música não era comercial, por conta de ser um rock mais sujo, com guitarras pesadas e letra contundente.

Mas Pitty nunca gostou do caminho mais fácil e disse que estava nas ruas e sabia o que o público precisava naquele momento. Ela queria fazer algo em que acreditasse de verdade.

A Bahia do Rock ‘n’ Roll

E estava mais do que certa: o disco foi lançado em 2003, tendo “Máscara” como single de divulgação, e foi um imenso sucesso, projetando Pitty no cenário nacional e comprovando, com a qualidade da sua música, que a Bahia também é berço de grandes artistas do rock’n roll.

Admirável Chip Novo vendeu mais de 370 mil cópias, se tornando o álbum de rock mais vendido no Brasil naquele ano, e também traz outros grandes sucessos como “Teto de Vidro”, que foi tema da novela Malhação de 2003, “Equalize”, “Semana Que Vem”, “Temporal” que tem a participação de Paulinho Moska no violão e a faixa-título.  “Máscara” e “Temporal” também entraram para trilhas de novelas globais.

O título do álbum , que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa, faz referência a Admirável Mundo Novo, romance de 1932, do autor inglês Aldous Huxley, que se passa no ano de 2540 numa sociedade distópica, manipulada pela tecnologia.

Quer saber mais sobre a vida e carreira de Pitty? Ouça o Acervo MPB onde e quando quiser:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS