Há anos que moradores, comerciantes e motoristas cobram por melhorias na Linha Vermelha de São Vicente. O cenário atual é de abandono, falta de conservação e insegurança. Só que tudo parece que vai mudar. Nesta quarta-feira (13/09) foi dado o pontapé inicial com as obras de reurbanização e a promessa é de um espaço moderno e mais seguro.
De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), vai realizar as obras entre a Avenida Vereador Diego Pires de Campos até a Rio de Janeiro, no bairro Vila São Jorge. Com ela, a expectativa é que todo o local conte com importantes melhorias, principalmente no acesso ao Hospital do Vicentino. Também serão realizadas obras para as implantações de nova calçada, ciclovia, pontes para pedestres e travessias para veículos.
Sobre o motivo da demora para as obras, a administração disse que foi necessário realizar um planejamento, abriu nova licitação e contratou a nova empresa para executar os serviços. A previsão de conclusão das melhorias é de 12 meses.
O prefeito Kayo Amado (Podemos) recordou as burocracias enfrentadas no caminho até o início dos trabalhos.
“O convênio havia sido firmado em 2019. Eram três empresas diferentes executando a mesma obra e isso não estava funcionando. Refizemos o projeto, aprovamos novamente com o Governo do Estado, vencemos a burocracia, e hoje, enfim, isso está se tornando realidade. É mais uma antiga demanda da população que estamos atendendo”.
Segundo a prefeitura, a obra está orçada em R$ 2,4 milhões, a obra é custeada com aporte financeiro de R$1,65 milhão do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). O restante é arcado via recursos do Município.
“Vamos recuperar as calçadas e muretas, além de qualificar a passagem de pedestres, que está bem deteriorada. Haverá também travessias para melhorar a passagem de veículos, sobretudo o acesso ao Hospital do Vicentino”, detalha o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira.