Que o goleiro Weverton é um dos principais nomes do Palmeiras e figurinha carimbada na Seleção Brasileira, não é novidade. Só que ele também pode estar desempenhando um outro papel: o de pilotar avião.
Na última semana, o goleiro passou por um exame teórico para pilotar avião e com isso obteve o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT). A prova é aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Na prova que realizou, Weverton foi aprovado com 87% de acerto nas cinco matérias.
Para uma melhor compreensão, o CCT é concedido ao aluno que consegue nota mínima de 70% de aprovação em cada uma das cinco matérias aplicadas, totalizando 100 questões. As perguntas são sobre conhecimentos técnicos, meteorologia, navegação, regulamentos de tráfego aéreos e teoria de voo.
Próximo passo
Agora o goleiro Weverton terá um novo passo para obter a licença de piloto de avião privado. Para isso, terá de passar por um exame clínico para atestar suas condições de saúde. Com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) em mãos, o goleiro pode iniciar as aulas práticas.
Ao todo, serão necessárias pelo menos 35 horas de aulas práticas para que Weverton possa fazer uma prova que consiste em um voo solo onde demonstra ao examinador a capacidade de pilotar o avião e fazer manobras de segurança de acordo com as normas estabelecidas. Sendo aprovado, o goleiro recebe o Certificado de Habilitação Técnica (CTH).