Em decorrência da massa de ar extremamente quente que irá atingir o Brasil, conforme previsto pela MetSul Meteorologia, os termômetros podem marcar até 45°C, em Ribeirão Preto.
“As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos”, publicou a MetSul, em nota emitida na noite deste domingo (17).
Ainda de acordo com a MetSul, “trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades”.
Confira abaixo a previsão de temperatura máxima para Ribeirão Preto nos próximos dias, segundo a Meteorologia:
20/9 (quarta-feira): 41ºC
21/9 (quinta-feira): 41ºC
22/9 (sexta-feira): 42ºC
23/9 (sábado-feira): 43ºC
24/9 (domingo): 42ºC
25/9 (segunda-feira): 43ºC
26/9 (terça-feira): 45ºC
27/9 (quarta-feira): 44ºC
28/9 (quinta-feira): 45ºC
Cuidados necessários
O calor extremo pode provocar mal estar, fadiga, enjoo, tontura e até desidratação. Por isso, orienta-se redobrar os cuidados, especialmente com crianças, idosos e gestantes.
Além de aumentar a ingestão de líquidos, é recomendado vestir roupas leves e claras, usar bonés ou guarda-chuva ao sair no sol, bem como o protetor solar. Em dias muito quentes, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados, como gorduras, que têm digestão mais lenta.
Também deve-se redobrar o cuidado com pessoas com diarreia e vômito, que podem ficar desidratadas mais rapidamente. Pele seca, olhos secos, boca seca e diminuição do volume de urina são alguns dos sinais da desidratação.
**Com informações do portal Farolete