RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cobertura vacinal contra HPV está baixa em São José e Jacareí

vacina hpv
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As cidades da região estão enfrentando dificuldades em atingir o público alvo da vacina contra o HPV (papilomavírus humano). A cobertura vacinal em São José dos Campos atingiu apenas 8,61%. Em Jacareí, apenas 28% do público foi vacinado, abaixo da cobertura de 2022, que foi de 34%. Os dados são da Secretaria de Saúde dos municípios.

Leia mais notícias da região aqui

A expectativa nas duas cidades é de chegar a 90% do público-alvo vacinado, nível recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para meninas entre 9 e 14 anos, no Brasil.

O papilomavírus humano (HPV) é a causa mais comum de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Esse vírus é muito contagioso, sendo possível adquiri-lo com uma única exposição. Por isso, a vacinação é tão importante para a prevenção de doenças causadas pelo vírus, como o câncer de colo de útero, um mal que afeta muitas mulheres.

Engane-se quem pensa que apenas o público feminino deve tomar a vacina contra o HPV. A imunização para o público masculino passou a ser disponibilizada no SUS em janeiro de 2017, em razão que a vacinação desse público proporciona a proteção indireta das meninas.

Vacina contra o HPV

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após tomar todas as doses da vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus, e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença.

Meninas de 9 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) , meninos de 11 a 15 anos incompletos, pacientes com HIV/Aids, oncológicos e transplantados de 9 a 26 anos devem tomar a vacina.

Em São José e Jacareí as doses com o HPV são aplicadas nas Unidades Básica de Saúde.

A vacina deve ser aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. Ela tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

*Com colaboração de João Vitor Trindade

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS