Após ficarem três dias sem abastecimento, moradores da zona leste de São José dos Campos reclamam de “água branca” que saí das torneiras com o retorno do serviço nesta quarta-feira (20). O abastecimento começou a ficar instável na madrugada do último domingo (17) e continuou até a noite de terça-feira (19).
Leia mais notícias da região aqui
Nos vídeos enviados para a reportagem da TV Thathi SBT pelos moradores do bairro Vila Monterrey, é possível ver a cor esbranquiçada da água, coloração fora do normal, já que o líquido costuma ser incolor.
Questionada sobre o problema no bairro, a Sabesp informou por meio de nota que o aspecto de “água branca” é causado pelas oscilações de pressão nas tubulações, que podem formar microbolhas e torná-la momentaneamente esbranquiçada, e que após pouco tempo, ela volta a ficar límpida. Explicou ainda, que essa característica não representa risco à qualidade da água nem à saúde. “A Companhia reforça que possui laboratórios de controle para monitorar constantemente a qualidade da água distribuída aos moradores de São José dos Campos”, informou.
A Sabesp informou também que vai encaminhar uma equipe ao endereço do morador que reclamou do problema, na Vila Monterrey, para realizar vistorias e testes na água.
Abastecimento na região leste
Sobre o falta de abastecimento que atingiu os bairros da zona leste por três dias, a Companhia explicou que aconteceu após uma tubulação ligada ao reservatório ser danificada por vândalos na madrugada do último domingo (17). Na manhã do mesmo dia, o reservatório central, que transfere água para a área leste ficou sem energia por mais de duas horas, em virtude da queda de uma árvore sobre a fiação elétrica.
Na terça-feira (19), a Sabesp executou reparos no sistema de bombeamento do reservatório que transfere água para a área. O reflexo dessas ocorrências, somadas ao calor intenso nos últimos dias e ao consumo elevado, dificultou a recuperação dos reservatórios e, causou interrupção temporária no abastecimento.
Os moradores relataram ainda, que o problema da falta de água é frequente no bairro, principalmente no verão. Sobre a frequência na falta de abastecimento, a Companhia não se manifestou.
Caso algum morador identifique alguma ocorrência no abastecimento de água, deve entrar em contato com a empresa nos canais de atendimento: telefone 0800 055 0195 (ligações gratuitas), pelo WhatsApp 11 3388-8000 ou pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br.
*Colaboração de Bianca Martins