SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O estado de São Paulo teve 16 cidades com temperaturas acima dos 35°C nesta quarta-feira (20), segundo medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
De acordo com o instituto, Ituverava (a 413 km da capital paulista) registrou a temperatura mais alta do dia, com 38,5ºC. Valparaíso (a 564 km de SP) também teve uma tarde bastante quente, com 38,2°C.
O Brasil enfrenta nesta semana uma onda de calor provocada por um sistema de alta pressão atmosférica, o anticiclone, com massa de ar quente e seco que impede a chegada de frentes frias. Estas, por sua vez, devem permanecer estacionadas no Sul, causando mais chuvas.
Nesta última semana de inverno, cidades das regiões oeste, noroeste e norte do estado de São Paulo podem ter vários dias com temperatura em torno de 40°C, aponta a agência Climatempo -a quente Ituverava, por exemplo, deve manter a máxima de 38ºC durante todos próximos os dias. A primavera começa no próximo sábado (23).
Na cidade de São Paulo, que no domingo teve o dia mais quente do ano (33,9ºC), a máxima ficou em 31,4°C nesta quarta. A medição foi feita às 16h na estação meteorológica do Inmet no mirante de Santana, na zona norte.
A tendência, de acordo com o instituto, é de alta diária até domingo (24), quando os termômetros podem chegar a 36°C na capital paulista.
A onda de calor iniciada domingo (17) deve se prolongar pela próxima semana, diz a Climatempo. Algumas áreas pelo interior do Brasil -parte do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste- poderão conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro.
Alerta emitido pelo Inmet na segunda-feira (18) diz que a temperatura poderá ficar até 5ºC acima da média nesta semana em São Paulo, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Paraná.
Segundo meteorologistas, além da atuação de um bloqueio atmosférico o país já sente efeitos do El Niño, que começou em 8 de junho. O fenômeno impede a chegada de ar frio polar ao Brasil, o que levou a um inverno atípico, mais quente e seco. O mês de julho, por exemplo, foi o mais quente desde 1961, de acordo com a série histórica do Inmet.
MUNICÍPIOS MAIS QUENTES DE SP NESTA QUARTA (20)
○ Ituverava – 38,5ºC
○ Valparaíso – 38,2ºC
○ Barretos – 37,3ºC
○ Lins – 37,2ºC
○ Dracena – 36,9ºC
○ Tupã – 36,9ºC
○ Bebedouro – 36,8ºC
○ Rancharia – 36,6ºC
○ Ibitinga – 36,6ºC
○ Pradópolis – 36,6ºC
○ Ariranha – 36,4ºC
○ São Simão – 36ºC
○ Presidente Prudente – 35,9ºC
○ Bauru – 35,8ºC
○ Ourinhos – 35,6ºC
○ Marília – 35,4ºC
_Fonte: Inmet_
Redação / Folhapress