Dia da árvore: descarte correto de papel pode diminuir o corte de árvores

Ingrid Spinoza
Ingrid Spinoza
Jornalista na Thathi Record TV, 23 anos. Apaixonada por literatura e pela arte de escrever.

Nesta quinta-feira, 21, é comemorado o dia da árvore. Uma data que levanta várias questões além do plantio: é necessário fazer o descarte correto de materiais que tem origem nas árvores.

Isso porque dados de um estudo do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) apontam que, todos os dias, 33,6 toneladas de papel produzidos pelas sete cidades que compõem o Consórcio (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) chegam aos aterros sanitários misturadas ao lixo orgânico. Por ano, esse volume passa de 12 mil toneladas. De acordo com técnicos do consórcio, o descarte correto desses resíduos para o reaproveitamento, evitaria o corte de pelos menos 240 mil árvores ao ano.

Para conscientizar a sociedade e ampliar o descarte correto de resíduos recicláveis, o Consórcio criou o Programa Recicla Junto Consimares que envolve os sete municípios consorciados em ações integradas para ampliação da coleta seletiva, por meio da formação de cooperativas de reciclagem, para gerar emprego e renda aos catadores.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS