O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho de grande perigo para 33 cidades do Vale do Paraíba em decorrência da onda de calor persistente que atinge grande parte do país. O aviso é válido até às 18h do dia 24 de setembro, domingo. As temperaturas podem chegar aos 40ºC na região.
Antes o aviso, que começou na segunda-feira (17), estava na cor laranja, que representa apenas perigo, com temperatura máxima 5ºC acima da média do mês, por três a cinco dias. Por conta da persistência da onda de calor, o aviso passou para vermelho, que representa grande perigo, ou seja, com temperatura máxima 5ºC acima da média do mês, por mais de cinco dias.
A previsão é que o ápice do calor aconteça neste final de semana, com a máxima prevista de 37°C nas cidades da região. Em Taubaté e Guaratinguetá, os termômetros podem atingir 38°C. As temperaturas podem bater recordes para época do ano em alguns municípios do Vale e Litoral.
O motivo desse calorão todo é a atuação de uma forte massa de ar quente e seca que incide sobre o Estado, juntamente com um sistema de alta pressão que se estabelece sobre a região, caracterizando um bloqueio atmosférico, que mantém o tempo quente e seco até o final da estação do inverno, que se encerra neste sábado (23). A elevação dos termômetros também tem influência direta do fenômeno El Niño, que se caracteriza pelo aumento da temperatura nas águas do Oceano Pacífico Equatorial.
O Inmet alerta ainda sobre os riscos à saúde causados pelo tempo quente e seco aos moradores das 33 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira (veja lista das cidades no fim da matéria).
Cuidados à saúde
Qualquer pessoa está sujeita a sofrer os impactos do calor. Porém, crianças, idosos, pessoas acamadas, doentes crônicos e gestantes são vulneráveis.
Algumas medidas podem aliviar e evitar as complicações:
– Beber mais água e líquidos. O ideal é ingerir um copo de água por hora ou 2 a 3 litros por dia;
– Refrescar-se com lenços úmidos, spray ou panos molhados no rosto;
– Procure ficar em locais frescos, com sombra;
– Evite praticar exercícios físicos nos horários mais quentes;
– Use roupas leve;
– Verifique com frequência o estado de saúde de idosos acima de 65 anos, especialmente aqueles com doença cardíaca, problemas pulmonares e nos rins;
– Em caso de mal-estar intenso, procure um médico.
Confira as cidades da região em alerta vermelho:
- Aparecida
- Areias
- Caçapava
- Cachoeira Paulista
- Campos do Jordão
- Caraguatatuba
- Cruzeiro
- Cunha
- Guaratinguetá
- Igaratá
- Ilhabela
- Jacareí
- Jambeiro
- Lagoinha
- Lavrinhas
- Lorena
- Monteiro Lobato
- Natividade da Serra
- Paraibuna
- Pindamonhangaba
- Piquete
- Potim
- Queluz
- Roseira
- Santa Branca
- Santo Antônio do Pinhal
- São Bento do Sapucaí
- São José dos Campos
- São Luiz do Paraitinga
- São Sebastião
- Taubaté
- Tremembé
- Ubatuba