O noticiário mostra com recorrência acidentes e fenômenos naturais; além de ações da própria humanidade, que estão impactando o equilíbrio no bioma. As mudanças climáticas e interferências no sistema da natureza afetam diretamente a produção de alimentos no mundo. Sabemos que o clima e a agricultura andam de mãos dadas.
Com esse cenário, empresas e players do mercado de tecnologia se reúnem na primeira edição do fórum “O Agro do Futuro”.
O propósito da reunião de grandes empresas nesta quarta-feira (15), no Parque Tecnológico de São José dos Campos, é discutir o avanço das tecnologias e Inteligência Artificial como ferramentas para suprir os desafios provocados pelas mudanças climáticas, assim como trazer uma atualização pós COP 27 e reflexões sobre as oportunidades no mundo das finanças verdes.
O evento está ao vivo (assista aqui no portal da TV Thathi SBT) e vai até as 17h. A Agrotools, empresa líder em tecnologia e inteligência para o agronegócio, é quem lidera a discussão. A Bigtech é pioneira na utilização de IA para a entrega de insights e soluções digitais para o setor.
Além disso, a empresa será responsável por liderar o debate e direcionamento das empresas de tecnologia sobre as tendências do mercado e, com isso, engajar a governança da liderança do Arranjo Produtivo Local (APL) Agropolo Vale, coordenado pela APTSJC e do qual a empresa faz parte.
“A agenda de clima surge como um desafio global, mas que tem grande impacto no futuro do agro. O Banco Central, por exemplo, prevê que o clima fará parte da matriz para análise de crédito rural. Precisamos endereçar com clareza as dores para encontrar soluções práticas e objetivas para desmistificar tecnologias como a Inteligência Artificial e seus derivados,, que impactem em todo o ecossistema do agronegócio”, explica Sergio Rocha, CEO da Agrotools.
O evento conta com nomes como Orlando Melo Castro, Subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Cláudio Filgueiras, responsável pela área de Agronegócio do Banco Central; Marina Piatto, diretora-executiva no Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola); Teresa Vendramini, presidente da SRB (Sociedade Rural brasileira); além de representantes do Climatempo e Microsoft. “A presença dessas autoridades e grandes players ratificam a importância do fórum já em sua primeira edição”, ressalta o executivo.
*Edição: Nayara Francesco