Iara Rennó comemora 20 anos de carreira com lançamento do álbum “Orí Okan”, no Vitrine

Iara Rennó é a convidada da semana no Vitrine. Cantora, compositora, instrumentista, performer, atriz, poeta, produtora e diretora musical paulistana, Iara completa completa 20 anos de carreira e 15 anos de seu primeiro disco solo.

A artista, que soma mais de 10 álbuns e mais de 100 canções, lançou seu mais recente álbum “Orí Okan”, em 2023, uma continuidade do álbum “Oriki”. Nele, a artista fala da sua experiência pessoal com o Candomblé e como isso sempre fez parte da sua vida e esteve presente em sua arte.

Confira entrevista completa:

Foto: Sillas H./Divulgação

Iara Rennó

Cantora, compositora, instrumentista, performer, atriz, poeta, produtora e diretora musical, a paulistana Iara Rennó é uma multiartista. E é na pluralidade que Iara afirma sua singularidade.

Seus projetos multilinguagens abrangem poesia, música, cinema, literatura e teatro, versando sobre a força feminina, reverenciando culturas de povos originários, expressões decoloniais e saberes afrodiaspóricos.

Compositora prolífica, ela tem mais de 100 músicas, muitas delas gravadas por outros grandes nomes da nossa música, como Elza Soares, Ney Matogrosso e Lia de Itamaracá.

Iara Rennó vai do acústico ao eletrônico, do experimental à canção, em uma produção musical intensa e diversa que não pode ser resumida a um só estilo ou a uma única voz.

Nascida em uma família de artistas – a família Espíndola – Iara começou a cantar ao lado de sua mãe, Alzira E, e foi vocalista na banda do grande mestre Itamar Assumpção por três anos. Também é filha do letrista Carlos Rennó, que foi parceiro de Arrigo Barnabé. Arrigo, junto com Itamar, são os maiores representantes da Vanguarda Paulistana.

Em 2023 Iara Rennó completa 20 anos de carreira e 15 anos de seu primeiro álbum solo, Macunaíma Ópera Tupi.

Entre discos solos e em grupo (com a banda DonaZica, com quem lançou dois discos), sua produção contempla dez álbuns. O mais recente, Ori Okan, foi lançado agora em 2023:

“Esse caminho de fazer o que a gente acredita, sem se vender para ficar em um molde… ele é bonito, mas não é nada fácil.”

Em conversa com Lívia Nolla, Iara fala sobre a importância e a influência da sua família: Iara Rennó é filha de Alzira, sobrinha de Tetê Espíndola, filha de Carlos Rennó e cantou por muitos anos com Itamar Assumpção.

Além de relembrar como começou sua ligação com a arte, a artista fala sobre seu início com a banda Dona Zica, junto com a Anelis Assumpção e outros artistas. Eles deram continuidade a uma cena independente paulistana, a chamada Vanguarda Paulistana.

Iara contou detalhes sobre seus trabalhos solos, como seu primeiro álbum “Macunaíma Ópera Tupi”, além de sua relação com a obra de Mário de Andrade e a vontade de trabalhar em coletivo, em colaboração com outras pessoas.

Indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Raízes de Língua Portuguesa, o álbum “Oriki” da artista também foi tema da conversa. Composto desde 2009, mas lançado em 2022, é uma exaltação à cultura dos orixás, em forma de poemas descritivos de saudação e homenagem.

Iara também falou somo a importância de Elza Soares na sua vida e como a artista a salvou muitas vezes.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:

Por: Bianca Sousa

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS