Em homenagem ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril, o Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – realizou um levantamento das músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos.
O levantamento revela um panorama fascinante da música brasileira, em que os clássicos atemporais continuam a repercutir de maneira na atualidade.
A canção que lidera a lista, “Garota de Ipanema”, já ocupava o primeiro lugar na lista do último levantamento, realizado em janeiro de 2022. Surpreendentemente, “Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso, e “Carinhoso”, uma colaboração brilhante entre Pixinguinha e Braguinha, compartilham agora a segunda posição, ambas com um número igual de gravações neste novo estudo. Em terceiro lugar, temos “Asa Branca”, uma composição icônica de Humberto Teixeira e o inigualável Gonzagão.
As mudanças na classificação refletem a dinâmica contínua do cenário musical, alimentada pelo constante cadastro de novas gravações de músicas nas associações que supervisionam o Ecad (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC).
Compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos atualizam regularmente seus registros com novas composições e gravações. É o somatório dessas contribuições que forma o vasto banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina, permitindo-nos explorar as nuances da música brasileira ao longo do tempo.
Ficou curioso(a) para descobrir quais são as 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos?! Confira a lista completa a seguir!
Confira as 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos
Veja a lista das 10 músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos:
- “Garota de Ipanema” (Tom Jobim/Vinícius de Moraes) – 442 gravações
- “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso) e “Carinhoso” (Braguinha/Pixinguinha) – 430 gravações
- “Asa Branca” (Humberto Teixeira/Gonzagão) – 382 gravações
- “Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá/Antonio Maria) – 337 gravações
- “Eu Sei Que Vou Te Amar” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) – 279 gravações
- “Corcovado” (Tom Jobim) e “Wave” (Tom Jobim) – 261 gravações
- “Chega de Saudade” (Tom Jobim/Vinícius de Moraes) – 257 gravações
- “Desafinado” (Tom Jobim/Newton Mendonça) – 245 gravações
- “As Rosas Não Falam” (Cartola) – 235 gravações
- “Está Tudo Bem” (Jessé Aguiar) – 220 gravações
Gostou de conhecer a lista das músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos?! Para mais conteúdos sobre a música brasileira, continue acompanhando a Novabrasil!