Prefeitura corta 39 árvores em terreno no bairro Orestes Lopes de Camargo

Foto: Reprodução / Thathi Repórter

Em meio à onda de calor que atinge o país e campanhas de conscientização sobre o consumo de água e plantio de mudas de árvores, a prefeitura realiza, na manhã desta terça-feira (26), o corte de 39 árvores em terreno do bairro Orestes Lopes de Camargo.

Conforme indica o documento de autorização da extração de árvores em área pública, a intervenção ambiental acontece na rua Francisco Tavares, e o processo foi solicitado pela SAERP (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto).

Segundo o documento, do total de árvores cortadas, oito são nativas, 28 são exóticas, duas estão mortas e uma não teve a condição especificada.

Como justificativa para tal ação administrativa, o texto aponta para a construção de um reservatório de água para abastecimento público. A compensação deve ser feita com o plantio adensado de 432 mudas.

Em contato com o jornalismo do Grupo Thathi, a Polícia Ambiental afirmou que deve enviar uma equipe para averiguar a retirada das árvores.

Plantio voluntário e calor

O Estado de São Paulo vive o período mais quente do ano até o momento. Nesta última quarta-feira (20), a Defesa Civil emitiu alerta para altas temperaturas e baixa umidade em Ribeirão Preto e região.

De acordo com as informações do órgão paulista, na região de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, a temperatura máxima esperada é 39°C. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%.

Em relação as consequências da onda de calor, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) registrou, nos sete primeiros meses de 2023, um aumento de 102,5% nos atendimentos ambulatoriais e internações por causas relativas à exposição ao calor em relação a 2022. Foram 312 neste ano e 154 no mesmo período do último ano.

Em meio as condições extremas, a Divisão de Áreas Verdes e a Divisão de Educação Ambiental orientam a população, empresas, instituições e escolas interessadas em ações educativas sobre como realizar o plantio de maneira voluntária. Além disso, a administração realiza campanhas de distribuição de água e conscientização do uso desta.

De acordo com dados do Climatempo, a temperatura máxima prevista nesta terça-feira é 41°C. Por outro lado, a temperatura mínima deve ser 24°C, como aponta a meteorologia.

Outro lado

Na íntegra, confira nota enviada pela Secretaria de Água e Esgoto do município:

“A Saerp informa que foram necessárias as extrações das árvores, autorizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, para a construção de um novo reservatório com capacidade de dois milhões de litros de água para abastecimento da população, as quais serão devidamente recompensadas.

Além disso, a Secretaria orienta que antes de realizar o plantio de árvores, a Secretaria de Meio Ambiente seja consultada para maiores orientações”.

O jornalismo do Grupo Thathi tentou contato com a Secretaria do Meio Ambiente, não sendo possível até o momento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS