Linha de crédito e ações de investimento para o turismo são explicados durante Fórum Regional em Santos

Nesta terça-feira (26/09), o Museu Pelé, em Santos, foi sede do Fórum Regional de Turismo da Baixada Santista. O evento promovido pelo Sebrae e pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado abordou temas ligados a investimentos no setor, mas também planejamentos para aumentar a visibilidade da Baixada Santista como destino atraente.

Os empresários e autoridades discutiram também, formas de oferecer linhas de crédito a micros e pequenos empreendedores do segmento.

Durante o evento foram detalhadas as ações do Programa Sebrae de Turismo, composto por três eixos: competitividade, crédito e ecoaventura. Especialistas do Sebrae-Santos e instituições financeiras vieram para informar sobre programas e linhas de crédito.

O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, falou da importância do encontro para a região. “A Baixada Santista é a ponta seca do compasso do turismo do estado de São Paulo, um destino cada vez mais atrativo e que gera emprego, renda e investimentos. Estamos aqui em parceria com o Sebrae para viabilizar e incentivar os empreendedores para que possamos impulsionar ainda mais o turismo, a economia e geração de emprego em Santos e toda Baixada Santista”.

Já a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, contou a necessidade da capacitação. “Capacitar os gestores, os empresários é importante para que as cidades possam estar preparadas para receber melhor os turistas”.

O deputado estadual Paulo Corrêa Jr conta que tudo para estimula o turismo é válido. Afinal, 59% dos turistas quem vem à Baixada Santista, tem como principal destino, a praia.

“Todo o incentivo para o turismo é válido. Isto faz com que a Baixada Santista seja protagonista. Afinal de contas, em média, mais de meio milhão de pessoas vem ao Litoral somente aos finais de semana”.

Distrito Turístico

O secretário de Turismo explicou ainda que, graças à parceria e ao excelente trabalho da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), a cidade pode se transformar em um dos primeiros municípios com distrito turístico urbano do país.

“Até o final do ano teremos o lançamento de dois distritos turísticos urbanos no Estado e os dois primeiros no Brasil, um na capital, em São Paulo e o outro em Santos. A iniciativa vai fortalecer economicamente o segmento, gerando emprego e renda para toda a Baixada Santista”.

Segundo o gerente do Sebrae Baixada Santista, Marco Aurélio Rosas, a instituição atua de forma gratuita junto aos investidores com informações estratégicas da cidade, apoia o desenvolvimento das empresas instaladas no município, auxilia as empresas com agendas e pautas ligadas à atração de investimentos e negócios, contribui com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e na melhoria do ambiente de negócios da cidade. “É importantíssimo este momento que marca um reinício de uma temporada, principalmente para nós, do litoral, que tivemos um impacto grande durante a pandemia. Então, é uma retomada. Estamos aqui para apresentar as formas de financiamento para que esses empresários possam retornar com o pé direito”

“Hoje, temos o papel de orientar as micro e pequenas empresas que foram afetadas pelos acontecimentos dos últimos dois anos para que não só possam adquirir crédito, mas que este crédito, com uma boa gestão, provoque um resultado positivo e que ela possa gerar mais emprego e renda para a nossa Região”, finalizou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS