O Porto de Santos tem uma novidade na locomoção de cargas. Começou a entrar em funcionamento a primeira locomotiva a operar na vigência da concessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Mas nesta terça-feira (03/10), haverá uma cerimônia para inaugurar oficialmente o serviço.
De acordo com a Autoridade Portuária, o trem fará uma operação especial às 12h na popular Praça da Santa, Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Guilherme Weinschenck, também conhecida como Avenida Perimetral.
A ideia da ferrovia interna é fazer o Porto de Santos chegar às 100 milhões de toneladas/ano transportadas pelo modal ferroviário. Os investimentos ultrapassam R$ 1 bilhão, com 13 obras, incluindo a pera ferroviária da margem direita.
A formação da Ferrovia Interna do Porto de Santos é fruto da união da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que une as empresas Rumo, MRS Logística e VLI. Na cerimônia desta terça-feira estarão presentes o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e o presidente da FIPS, João Almeida, que concederão rápida entrevista no local.