O deputado estadual Tenente Coimbra (PL), esteve nos estúdios da TV Thathi Band Litoral, nesta segunda-feira (02/10), para abordar sobre iniciativas debatidas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em prol da Baixada Santista. Entre eles, a implantação do pedágio na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, os acessos dos ônibus de fretados e de passageiros na pista de descida da Rodovia dos Imigrantes e a implantação das escolas cívico-militares.
O parlamentar conversou sobre estes assuntos com o THMais e defendeu a necessidade que as escolas cívico-militares sejam implantadas nas cidades da Baixada Santista. O objetivo é aumentar os resultados e o desempenho dos alunos.
“Termos sim. A preocupação é pela manutenção com as duas unidades de ensino cívico-militar existentes na Baixada Santista. Estou criando com o secretário de Educação do Estado, Renato Feder, o programa estadual de escolas cívico-militares. A ideia é ampliar em 2025 e depois pensar em quais cidades irão contemplar, quais municípios irão se voluntariar a contar com estas unidades de ensino. A estimativa é que mais duas escolas sejam implantadas”.
Tenente Coimbra justifica o motivo para implantar este modelo de ensino. Ele conta que o desempenho dos estudantes e do ensino é melhor do que o convencional.
“Os benefícios comprovados no Instituto de Desenvolvimento Educacional Brasileiro (Ideb) são um aumento de 20% de nota, diminuição de 70% na evasão escolar e mais de 50% dos alunos estudando no período correto. O processo foi criado em 2019, mas tivemos a pandemia no ano seguinte, que prejudicou a implantação deste ensino no Estado. É um programa eficiente, disciplina e há demanda da sociedade.
Ônibus na descida da Imigrantes
Outro assunto comentado pelo deputado Tenente Coimbra é a liberação para que os ônibus desçam pelo trecho de serra da Rodovia dos Imigrantes. Há muito tempo que usuários do transporte fretado, motoristas e turistas que fazem a rota São Paulo/Baixada Santista, defendem a liberação da descida, que hoje é obrigatória pela Rodovia Anchieta.
“Isto tem sido conversado constantemente com a Artesp, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o poder público, concessionárias de ônibus e a Ecorodovias. Todos concordam para que um novo teste seja feito. Em 2019 foi feito um teste, onde foi constatada a segurança para que os ônibus usem o trecho de serra da Rodovia dos Imigrantes”.
“Hoje há sistema de retardo de freios, que permitem a frenagem com segurança, sem aquecer os freios e rodas, com câmeras térmicas para identificar aquecimento do sistema. Tudo para liberar a descida da Imigrantes. Obvio que não é uma liberação total, para não sobrecarregar o trânsito na Imigrantes. Mas é necessária a liberação em horários específicos, principalmente entre às 17h até às 20h, reduzindo em até uma hora o tempo de viagem das pessoas”, conta.
“São mais de 30 mil pessoas que trabalham em São Paulo e moram na Baixada Santista, que dependem destes ônibus. Com o passar do tempo, haverá um aumento gradual e a liberação para mais ônibus poderem descer na Imigrantes”.
Pedágio na Padre Manoel da Nóbrega
Outro tema que foi vem sendo discutido entre as autoridades do Estado e os prefeitos da Baixada Santista é a possível privatização e a implantação do pedágio na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
Tenente Coimbra defende que a rodovia tenha marginais e acessos exclusivos para os moradores das cidades do Litoral Sul, que morem entre os municípios e assim não paguem os pedágios.
“Se for necessário ampliar a rodovia, que hajam opções gratuitas para os moradores. Se conseguirmos fazer vias laterais que interliguem os municípios, os moradores das cidades do Litoral Sul, que forem se deslocar entre estes municípios, será benéfica”, conta.
“Isto deve ser criado com flexibilidade para os usuários, mas é necessário modernizar o trecho de Miracatu até Peruíbe”.