O assunto de hoje do Jorge Kajuru é a maior empresa brasileira, a estatal Petrobrás, que completa 70 anos nesta semana.
Criada em 3 de outubro de 1953 para garantir o abastecimento de petróleo do país, a empresa acabou se transformando num dos pilares da nossa economia.
A Petrobrás chegou a representar 14 por cento do PIB brasileiro em 2014, índice que caiu para menos de 4 por cento no ano passado. Recuperar a participação na economia, com o aumento de seus investimentos, é a meta da direção da Petrobrás no novo Governo.
O importante é que isso seja feito em novos moldes, por causa das crescentes demandas ambientais. A exploração de petróleo, é claro, vai continuar. Mas, a Petrobrás promete aumentar significativamente os recursos em projetos de baixo carbono, setor em que está defasada na comparação com as grandes empresas mundiais de energia.
No curto prazo, a empresa foca no chamado diesel verde, produzido com matéria-prima vegetal. Aguarda também regulamentação para implantar parques eólicos em alto mar.
Ao completar 70 anos, a Petrobras promete investir firme em novas tecnologias e novas fontes de energia. O seu êxito será essencial para o Brasil consolidar o ambicioso projeto de transição energética.
Jorge Kajuru