Nesta quinta-feira (05/10), a Polícia Federal começou a Operação Dontraz, que tem como objetivo o enfrentamento ao tráfico internacional de drogas. Entre as cidades que são alvo dos trabalhos está o Guaurjá.
De acordo com a PF, são cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, mais quatro mandados de prisão temporária e outros 41 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
A Polícia Federal também informa que foram decretadas ordens judiciais de sequestros de bens adquiridos aos investigadas e o bloqueio de contas bancárias. As investigações tiveram início em abril de 2022, após um navio pesqueiro de bandeira brasileira foi interceptado na África. Dentro dele foram encontrados 5,4 toneladas de cocaína. Sete tripulantes, sendo cinco brasileiros e mais dias pessoas de Montenegro foram presos em flagrante. Também houve a apreensão de 1,2 tonelada de cocaína em mais um navio pesqueiro, mas este havia partido de fortaleza.
Autoridades de Cabo Verde, Estados Unidos e Inglaterra também participam da Operação da Polícia Federal. Ainda segundo a PF, todos os investigados vão responder pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os condenados podem pegar 40 anos de prisão.
Esta é a primeira ação decorrente da criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no Estado de São Paulo.