Guarujá possui um dos centros comerciais mais importantes e de grande movimento na Baixada Santista. Por isso, a atenção com a segurança deve ser redobrada. Nesta semana, o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB) e comerciantes de Guarujá e do distrito de Vicente de Carvalho, artesãos e representantes de associações comerciais se reuniram no Paço Municipal, para debater os projetos de operações de segurança.
No encontro realizado na quarta-feira (04/10), foram apresentadas as demandas do comércio e juntos, traçar estratégias de segurança para os próximos feriados e a temporada de Verão. Segundo a administração, na reunião, o chefe do Executivo destacou os investimentos realizados na área de segurança, entre eles a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), bem como a aquisição de equipamentos, viaturas, armamento e o trabalho em conjunto com as demais forças de segurança.
“A pauta segurança requer cuidado frequente, principalmente pelo potencial turístico de nossa Cidade e pelo comércio pujante de Vicente Carvalho e da área central, que atrai diversas pessoas. Não resta dúvida que precisamos potencializar a segurança, tanto para quem vem para o Município, quanto para os comerciantes”, afirmou Sumam.
Ainda segundo o prefeito, foi anunciado que há a busca de recursos para a aquisição de um sistema de câmeras de monitoramento integrado, com reconhecimento facial, leitura de placas, a fim de criar uma muralha eletrônica e coibir roubos e furtos.
O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Guarujá, Orlando Junior, solicitou a distribuição do efetivo da Operação Verão para as áreas comerciais de Vicente de Carvalho e destacou o patrulhamento por bicicleta, que facilita o tempo resposta das ocorrências.
Ao final, o grupo de comerciantes planejou uma nova reunião com a Promotoria Pública para relatar sobre a incidência de menores infratores. Participaram também da reunião o tenente-coronel PM; Michael Douglas Morais; o secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Sandro Pereira; o secretário de Habitação, Cláudio Paes; entre outras autoridades locais.
Atenção com o feriado prolongado
O primeiro grande desafio ocorre neste feriado prolongado de 12 de Outubro. A perspectiva é que milhares de turistas venham à cidade e por isso, a administração anunciou a realização de duas operações de segurança, capitaneadas pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon).
A primeira, voltada para o Dia das Crianças, terá reforço do patrulhamento na área comercial e começa nesta sexta-feira (6). Já a segunda é a Operação Padroeira, que intensifica a segurança nas áreas turísticas e tem início na quinta-feira (12). Ao todo, a ação mobilizará 70 agentes por dia.