O Morro da Caneleira, em Santos, começou a realizar obras de contenção e drenagem. As intervenções ocorrem na região de encosta, próximo à Rua das Pedras, em frente à quadra poliesportiva. O principal objetivo é evitar novas ocorrências de deslizamentos de terra e alagamentos na região.
Segundo a administração, após este serviço, será promovida a regularização manual de 1.370m² de taludes. O local ganhará um sistema de drenagem superficial com 185m de valetas, 82m de escada hidráulica e 16m de canaletas em concreto, além de contenção em solo grampeado, revestido com concreto armado projetado (lançado), de forma a garantir mais segurança ao terreno.
De acordo com o projeto, serão utilizados 6.247m de barras de ferro para o grampeamento do solo e outros 1.249m para rocha, que fixarão uma armadura em tela de aço, com 3.452 quilos.
“Nesse trecho da encosta, serão instalados 200m² de painel de alta absorção de energia contra queda de rochas, formado por tela com reforço de cabos de aço”, afirmou o engenheiro civil Márcio Augusto Salgueiro Lima, da Secretaria de Serviços Públicos.
Ainda de acordo com ele, a previsão é executar 625 furos de aproximadamente 12m de profundidade na encosta, para inserção das barras de ferro no solo, a serem fixadas com concreto projetado. Também serão instalados 220m de drenos horizontais profundos para retirar o excesso de água do interior e aliviar a pressão sobre o talude.
O projeto será complementado com grama em placas cobrindo 1.049,25m², proteção superficial que, por reduzir a infiltração de água no solo, minimiza a ocorrência de processos erosivos.
As obras, a cargo da empreiteira Geologus Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 4.284.546,82, recursos provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de financiamento do governo federal voltado aos municípios, estados e Distrito Federal.
As obras integram o Programa Santos Mais Bonita, que prevê a aplicação de R$ 100 milhões em cinco morros, em seis obras de segurança, acessibilidade e zeladoria como contenção e drenagem, pavimentação de ruas, manutenção de escadarias, entre outras melhorias.