O Mercado Municipal de Santos continua com as obras sendo realizadas. O foco dos trabalhos é a troca da fachada e para dar um ar mais moderno e seguro, um material especial está sendo feito. Para isso, uma massa mineral raspada foi o material indicado pelos órgãos de defesa do patrimônio histórico para o acabamento das fachadas do edifício que passa por obra de restauro. O prazo de conclusão desta etapa das obras é até o final deste ano.
A administração explica que o produto, a base de silicato de potássio, mineral duro que fornece um acabamento rústico e texturizado, deixará as fachadas do Mercado com a cor bege claro. Assim, ele vai seguir o tom original do edifício, construído em 1902 e tombado pelo patrimônio histórico com nível de proteção 2 (fachadas e telhado).
Mas as obras no Mercado, gerenciadas pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), não se restringem ao exterior. A prefeitura explica que todo o edifício, incluindo o anexo, está sendo revitalizado para se transformar no Novo Mercado Municipal de Santos.
O equipamento modernizado será o elemento-chave para promover o turismo, o comércio e a geração de empregos e renda para a população no Centro de Santos. Trata-se de um investimento total de R$ 27,6 milhões, recursos do Dadetur, Fundurb e Município.
Iluminação especial
Em paralelo à aplicação da massa raspada, as obras de reforma e restauro das fachadas e da cobertura do Mercado Municipal avançam com recuperação e/ou substituição de esquadrias e instalação dos forros.
O projeto prevê ainda a recuperação das esquadrias metálicas, com instalação de venezianas e de atual Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Além disso, a fachada receberá iluminação especial.
“A intervenção no exterior do edifício contemplou ainda os seguintes serviços que estão prontos: moderno sistema de impermeabilização, substituição da estrutura de sustentação, novas telhas metálicas e forro, com a troca das instalações de águas pluviais e retirada do revestimento deteriorado da fachada”, diz o arquiteto Roger Guerra, chefe do Departamento de Obras da Siedi. “A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em fevereiro do próximo ano”.
O projeto
O Novo Mercado Municipal contará com uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes com peixaria, hortifrúti, açougue, temperos, bebidas, laticínios e padaria no térreo. O mezanino será ocupado por um café, uma varanda e 18 boxes com exposições, salão de beleza, venda de joias e artesanato, estúdios de tatuagem e piercing, além de espaços para coworking, ateliê, antiquário e suvenires.
Centro Temático de Cinema está na fase de fundação
Montagem da armadura da fundação e laudo topográfico da fundação são os trabalhos em andamento em um dos anexos do Mercado Municipal, para a transformação do ambiente no Centro Temático de Cinema de Santos.
Serão quase 1 mil m² voltado para a economia criativa, reunindo uma escola pública de Cinema e um estúdio público, que vai atender à própria escola e à demanda de produções regionais, nacionais e, caso haja interessados, até mesmo internacionais.
A escola terá formação continuada e oficinas das mais variadas temáticas cinematográficas: história do cinema, gêneros, direção de atores, direção de arte, roteiro, entre outros que possam atender os profissionais do audiovisual e qualquer pessoa que se interesse pela área.