A cantora e compositora carioca Isabella Taviani completa 55 anos hoje e nós preparamos uma matéria especial para homenageá-la no dia do seu aniversário.

Isabella Taviani
Nascida no Rio de Janeiro, em 1968, Isabella Taviani é filha de uma pianista e neta de um cantor de ópera, tendo estudado canto lírico dos 16 aos 22 anos, para aprimorar a voz. Mas ela sempre soube que sua grande paixão era a MPB.
Antes de tornar-se uma das grandes vozes da nossa música – com seu timbre potente e inconfundível, e influenciada por cantoras como Simone, Dalva de Oliveira, Elis Regina, Maria Bethânia, Karen Carpenters e a soprano Maria Callas – Isabella trabalhou em repartição pública e deu aula para crianças carentes.
Pensando em aperfeiçoar sua performance no palco, além de se formar em canto lírico, também estudou na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL).
Iniciou a carreira artística em 1992, participando de vários projetos musicais na sua cidade natal, como 100 anos do Leme, Som nas Ondas e Verão no Por do Sol.
O primeiro álbum e a consagração nacional
Isabella Taviani lança seu primeiro álbum – que levou o seu nome – em 2003, já tornando-se nacionalmente conhecida por grandes sucessos como:
- Digitais;
- Canção Para Um Grande Amor;
- O Farol;
- Olhos de Escudo;
- e Foto Polaroid.
Das 13 canções do disco, 11 são composições solo de Isabella. As outras duas são:
- Momentos (de Joanna e Sarah Benchimol);
- e Acontecimento (de Hyldon).
Neste mesmo ano, ela participou de um show em homenagem aos 111 anos de Copacabana, nas areias do Leme, ao lado do grupo Roupa Nova; também de um espetáculo ao ar livre em Realengo, em comemoração ao Dia do Artista, e do show de Réveillon de 2003 para 2004, na praia de Ipanema.
Em 2004, se apresentou em diversas casas de show do Rio de Janeiro e também saiu em turnê por Curitiba, Belo Horizonte, Vitória e Brasília.
No mesmo ano, Taviani participa do disco Tom Jobim Lounge, interpretando a clássica canção Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Ainda grava a música Ária Paulistana (de Roger Henri e Aldir Blanc, adaptação da Sinfonia nº 5 Op. 64, de Tchaikovsky) para a trilha sonora da minissérie Um Só Coração, da Rede Globo.
Em 2005, apresentou-se em programas de televisão e fez shows em Portugal. Neste mesmo ano, apresentou-se no Canecão, no Rio de Janeiro, e o espetáculo foi gravado em CD e DVD, chamado Isabella Taviani Ao Vivo e lançado nesse mesmo ano.
Entre as canções, os grandes sucessos do primeiro disco:
- Preconceito (de Antonio Maria e Fernando Lobo);
- Atrevida (de Ivan Lins e Vitor Martins);
- Tem Que Acontecer (de Sérgio Sampaio);
- Medo da Chuva (de Raul Seixas);
- e os super hits Sentido Contrário e Último Grão (ambas da própria Isabella).
Mais álbuns de sucesso
Em 2007, Isabella Taviani lançou o álbum Diga Sim, que conta com 11 composições solo suas, entre elas os grandes clássicos Diga Sim Pra Mim e Luxúria, além de duas regravações:
- Viramundo (de Gilberto Gil e Capinan, que entrou para a trilha sonora da minissérie Amazônia, da Rede Globo);
- e Ternura, versão de Rossini Pinto para a canção Somehow It Got To Be Tomorrow (Today), de Estelle Levitt e Kenny Karen.
Em 2009, foi a vez do álbum Meu Coração Não Quer Viver Batendo Devagar, que traz os grandes sucessos:
- Depois da Chuva (parceria de Isabella com Zélia Duncan e Jorge Vercilo);
- Arranjo (de Isabella e Zélia Duncan, com a participação de Zélia);
- e Presente-Passado (só de Isabella);
- além da regravação de Sob Medida, de Chico Buarque, que entrou para a trilha sonora da novela Caminho das Índias, de Rede Globo.
Em 2012, a cantora lançou o disco Eu Raio-X, que conta com algumas canções de Isabella em parceria com sua esposa Myllena, também cantora e compositora (e agora mãe de seus filhos gêmeos!) como:
- Encaixotei Minha Paz;
- Mulher Sábia;
- e A Imperatriz e a Princesa;
- e também com canções inéditas apenas de Taviani, como: Norte, Estrategista e Deixa Estar.
Em 2014, a turnê do disco anterior transformou-se em CD e DVD ao vivo, Eu Raio X Ao Vivo, e conta com grandes sucessos da carreira de Isabella Taviani e de todos os discos anteriores. O álbum também conta com a participação de Paulinho Moska, Zélia Duncan, Elba Ramalho e Myllena.
Em 2016, a artista lançou o disco Carpenters Avenue, um tributo a uma das suas maiores referências musicais, a cantora norte-americana Karen Carpenter, do duo musical estadunidense Carpenters. Entre as canções, os clássicos:
- We’ve Only Just Begun (de Paul Williams e Roger Nichols);
- Close To You (They Long To Be) (de Burt Bacharach e Hal Davide, e com a participação de Dionne Warwick, amiga pessoal de Karen);
- e Only Yesterday (de Richard Carpenter e John Bettis).
Em 2019, Isabella saiu em turnê comemorativa pelos seus 15 anos de carreira e, em 2020, lançou o disco A Máquina do Tempo, que traz 11 canções autorais, sendo seis em parceria com Myllena, entre elas:
- a faixa-título;
- Aconteceu;
- Luar de Prata;
- e Não Brinca Comigo.
Outros sucessos do disco são:
- Rivotril;
- e Arranha-Céu.
Viva, Isabella Taviani!