O feriadão prolongado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças será agitado em Santos. Moradores e turistas terão como atrativo, uma série de homenagens aos imigrantes. Acontece a partir desta quinta-feira (12/10), o Festival do Imigrante, com direito a lazer, música, oficinas e gastronomia no Centro Histórico.
Segundo a administração, o evento terá atrações concentradas na região do Valongo. A abertura ocorre no dia 12, às 11h, com o desfile do Bonde das Nações, tendo como passageiros convidados utilizando roupas típicas e bandeiras dos países participantes da festa.
A expectativa é que a praça de alimentação, que apresenta pratos de países celebrados no evento, seja a mais procurada. Neste ano, ficará no Largo Marquês de Monte Alegre oferecendo pratos da Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, países africanos, Peru, Portugal e Japão, das 11h às 17h, juntamente com a Rota da Cerveja Artesanal.
O restaurante-escola Estação Bistrô também é uma opção para os almoços, já que estará oferecendo pratos especiais inspirados em outros países.
Em frente da estação, o público poderá acompanhar diversas apresentações musicais e de dança típicas de países árabes e africanos, Alemanha, Espanha, Argentina, Itália, México, Japão, Portugal, Inglaterra, Grécia e Brasil. O Doca Antiguidades, localizado na Rua Tuyuti, 26 também oferecerá muita música.
Para compras variadas, haverá a feira de economia criativa especial do festival, com 35 empreendedores na frente do Museu Pelé, além da tradicional Feito em Santos Valongo, excepcionalmente montada nos quatro dias no alpendre da Estação do Valongo.
Mais atrações
No dia 12 de outubro, quando também se comemora o Dia das Crianças, os pequenos terão direito a uma programação mais do que especial. Entre 12h e 16h40, ocorrerão saídas do Bonde Brincar com os palhaços Plock e Pepe e, das 12h às 17h, tem distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
O festival também abre espaço para quem quer aprender sobre outras culturas. Estão programadas para a sala de aula do Estação Bistrô oficinas de mangá, quiche Lorraine, comida japonesa, chili, salgados e doces italianos, gaspacho, kafta e babaganuche. Todas terão 20 vagas e para participar basta retirar as senhas 30 minutos antes no local.
Nos quatro dias do evento, às 15h, sairão do Museu do Café, localizado Rua XV De Novembro, 95 walking tours pelo Centro Histórico com histórias e curiosidades sobre a passagem dos imigrantes pela Cidade. Os locais onde acontecerão o Festival do Imigrante são a Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre), a Rua XV de Novembro, Estação Bistrô Restaurante-Escola (Dentro da Estação do Valongo) e o Doca Antiguidades.
A programação completa pode ser conferida neste link.