Turistas são resgatados após ficarem 24h ilhados em área de mata de Bertioga e são multados

Créditos: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Um grupo 12 turistas passou por momentos de apuros ao ficar ilhado em uma área de mata em Bertioga. Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas estavam na região próxima da Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro por 24h e foram salvos sem ferimentos. Porém a presença de pessoas na área é proibida e por conta disto, ainda receberam uma multa de R$ 2 mil.

De acordo com os bombeiros, o caso aconteceu no domingo (08/10), por volta das 18h53. A equipe foi acionada para ir ao local, após relato que um grupo de pessoas tiveram dificuldades para sair da região de mata, próximo ao Parque Estadual Vale Verde, no Km 93 da rodovia.

Os desaparecidos tinham entre 20 e 39 anos e uma das pessoas chegou a sofrer um entorse no tornozelo. Chovia muito no momento do resgate e a atenção era com o Rio Itapanhaú, que registrou cheia. Foram necessárias quatro viaturas do 6º batalhão e nove bombeiros para a realização do resgate.

Para evitar de serem arrastados pela correnteza, os turistas ficaram em um antigo casarão, denominado “Casa de Pedra”. Os bombeiros chegaram ao local, mas devido as condições, houve dificuldade para o acesso e a travessia do rio com segurança. Por isso, as buscas tiveram de ser interrompidas.

Já na segunda-feira (09/10), segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes retornaram com as buscas e contaram com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Por volta das 10h30, os turistas foram localizados. Uma das mulheres, de 33 anos, que estavam no grupo, apresentou um ferimento no pé e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Municipal de Bertioga.

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão da unidade de saúde, informou que uma vítima foi socorrida, levada ao hospital, onde recebeu atendimento da equipe multidisciplinar, realizou exames e, após reavaliação, recebeu alta médica.

Multa

A Polícia Militar Ambiental informou que os turistas eram das cidades de Guarulhos e Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo e após o resgate e o devido auxílio aos jovens, a polícia elaborou auto de infração ambiental, sendo aplicada a cada indivíduo, multa no valor de R$ 2 mil.

Segundo a Polícia Ambiental, eles estavam em uma região de acesso proibido. A área é de preservação ambiental, e sem o acompanhamento de um profissional especialista/guia.

Em nota a Prefeitura de Bertioga informou que prestou auxílio ao Corpo de Bombeiros por meio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, vinculados à Secretaria de Segurança e Mobilidade, e pelo Departamento de Operações Ambientais (DOA) da Secretaria de Meio Ambiente.

O apoio foi dado com a disponibilização de agentes, bem como de viaturas 4×4, cuja característica de terem tração nas quatro rodas faz com que se destaquem devido à força que muitos outros modelos não possuem.

Conheça a trilha

A trilha conhecida como Casa de Pedra do Rio Itapanhaú pode ser acessada atravessando a pé ou de barquinho pelo Rio Itapanhaú. Ela tem 500 metros de extensão e demora cerca de uma hora entre ida e volta. No local é possível ver a histórica Casa de Pedra, com vasta área gramada ao seu redor ideal para camping e recreação.

Ao lado da encosta da Serra do Mar e das águas claras e mansas do Rio Itapanhaú, a trilha permite contato direto com a restinga alta e a prática de esportes náuticos, como boia cross, rafting e travessia de barco, além de opções de camping e lazer nas diversas piscinas naturais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS